Bioética: desafios éticos no debate contemporâneo

Bioética: desafios éticos no debate contemporâneo Luis Antonio Bento

Compartilhe


Bioética: desafios éticos no debate contemporâneo





Bioética: desafios éticos no debate contemporâneo começa por situar a bioética no conjunto das ciências, cioso de que a bioética surgiu em resposta ao tumultuoso progresso das ciências biomédicas e a colocação de novos interrogativos éticos sobre a capacidade de o ser humano administrar esse enorme poder. Além disso, a crescente consciência de que existem direitos humanos inalienáveis, que se fundam sobre a dignidade da pessoa humana antes ainda de serem reconhecidos pelas leis civis, a queda do mito da neutralidade ética da ciência e, finalmente, a necessidade de repensar a relação do ser humano com o seu planeta para uma presença mais respeitosa do ambiente e dos seus equilíbrios, fizeram com que surgisse a bioética na década de 1970.



A obra resume a história das preocupações éticas, que sempre acompanharam a medicina, desde suas origens, mas que adquiriram hoje uma certa autonomia em virtude dos enormes progressos científicos e tecnológicos das ciências da vida e, por outro lado, da crescente consciência da dignidade da pessoa humana, em particular na tradição cristã e no ensino da Igreja. Em virtude dessa autonomia, pode-se considerar a bioética como um setor da moral, cujos os fundamentos se aplicam sistematicamente aos mais variados problemas que surgem em torno da vida.



Trata, então, nessa perspectiva, de temas hoje considerados dos mais importantes, como eutanásia, suicídio, legítima defesa, tortura física e moral, aborto, respeito à vida, em particular no que diz respeito à dignidade da procriação, direito à saúde, transplante e implante de órgãos, finalmente a questão da homossexualidade.



Procura em cada uma dessas questões despertar uma maior consciência para o fato de a vida humana merecer ser respeitada desde o seu instante inicial até o seu fim natural. Na verdade, analisa o agir do ser humano diante de tantas inovações técnico-científicas que querem mudar tudo na natureza humana, com a consciência de que somente a bioética da responsabilidade será a bússola necessária a orientar o caminhar humano no mundo da saúde e das pesquisas, a fim de reconhecer o valor inalienável da vida humana diante de tantas possibilidades de manipulação.



Enriquecendo o texto em apreço, depois de cuidadosa e rica bibliografia, encontramos, no final da obra, uma série de documentos importantes que balizam a reflexão ética da humanidade nas questões hoje debatidas.

Edições (1)

ver mais
Bioética: desafios éticos no debate contemporâneo

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 50
50%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

26%

74%

magister
cadastrou em:
20/03/2009 16:46:57

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR