Bobók

Bobók Fiódor Dostoiévski


Compartilhe


Bobók (Coleção Leste)





A obra do escritor russo Fiódor Dostoiévski sempre despertou reações inflamadas da crítica. Aclamado já em seu primeiro romance, Gente pobre, incompreendido com o segundo, O duplo, nenhuma outra obra sua, porém, lhe rendeu ataques tão violentos quanto Os demônios, de 1871. É nesta situação que, em janeiro de 1873, ele assume o cargo de redator-chefe do Grajdanin, semanário de política e literatura de propriedade do reacionário príncipe Miescherski, o que compromete ainda mais sua imagem junto aos meios intelectuais e literários.

Primeiro texto de ficção publicado no Diário de um escritor, que então estreava como seção do Grajdanin, o conto Bobók, mais do que uma resposta genial do autor a seus críticos, é uma peça-chave do universo dostoievskiano: aquela que concentra, como numa cápsula, as principais aspirações criativas do escritor. Com prefácio de Paulo Bezerra, que verteu a obra para o português, e um texto esclarecedor do ensaísta russo Mikhail Bakhtin, esta edição conta ainda com oito desenhos magistrais de Oswaldo Goeldi, um dos raros artistas a criar um universo plástico à altura da obra excepcional de Dostoiévski.

Contos / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Bobók

Similares

(21) ver mais
O Crocodilo
Niétotchka Niezvânova
A Senhoria
A Aldeia de Stepántchikovo e Seus Habitantes

Resenhas para Bobók (13)

ver mais
Bobók
on 18/6/20


No conto Bobók, Dostoiévski responde aos críticos de seu romance Os demônios. Segundo as críticas o autor estava louco. Ora porque não usar isso a seu favor? O narrador do conto é um autor decadente que recebe diversas críticas de seus amigos. Ele se pergunta sobre a loucura na sociedade, além da relação entre inteligência e imbecilidade. O personagem chega a afirmar que o homem mais inteligente é aquele que "ao menos uma vez por mês chama a si mesmo de imbecil". Ao decidir que prec... leia mais

Estatísticas

Desejam114
Trocam1
Avaliações 3.9 / 317
5
ranking 30
30%
4
ranking 41
41%
3
ranking 24
24%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

44%

56%

Helena
cadastrou em:
10/04/2013 15:01:47
Cioran E.
editou em:
03/01/2017 01:07:20