Tenho tido dificuldade pra separar as histórias de Tex, então vou fazer um breve resumo para me ajudar a lembrar.
É a segunda história chuvosa de Tex que leio essa semana.
A história começa com um ensaio de dilúvio, Carson está reclamando (pra variar) e Tex diz que os vaqueiros no Vale abaixo deles é que deviam estar reclamando, pois ao atravessar o Rio com uma manada de longhorns umcomeça a ser levado pela enxurrada, um vaqueiro tenta recuperar o animal mas está sendo levado pela água tambe, até ser salvo por Tex, ou salvá, melhor dizendo.
Neste ponto conhecemos June, a dona da manada que está levando seu gado com o filho, o cunhado e mais uns 3 gatos pingados aí.
Esse volume é cheio dos flashbacks, o primeiro deles é a história de como o marido de June, que é também o irmão de Gus, morreu.
Tex fareja caroço no angu da morte do sujeito e todo o decorrer da história nos faz crer que esse caroço tem nome e sobrenome, Gus Peacock, o irmão. Mas lá no final descobrimos que quem amou o acidente que matou o sujeito foi Manuel, um mexicano que é um dos 3 gatos pingados que levam o gado.
Paralelo a isso (mas não tão paralelo) temos Thorn Miller, um grande dono de gado que pretende chegar a Dodge City antes de June para poder vender seu gado por um preço melhor, para isso ele praticamente sequestra um trem e seus capangas causam um desmoronamento que obstrui os trens, junte isso a enchente que o dilúvio Júnior causou e June não pode embarcar seu gado, já que os trens não podem circular, enquanto June prossegue, junto com Tex e Carson, tocando sua boiada pelos 600 e tantosquilômetros que a separam do seu destino, Miller está explorando os compradores de gado cobrando preços exorbitantes e aumentando o preço dia a dia, ja que não possui concorrência.
No caminho de June vamos descobrindo mais coisas (e dá-lhe flashback) sabemos que um capanga de Miller pagou alguém escondido três dias depois do suposto acidente do marido de June, Gus, como o bom idiota beberrão que é acaba meio que contratando um bando de bandidos pra ajudar a tocar o gado, coisa que obviamente da ruim, mas a cena da morte do líder dos bandidos caindo do barranco e sendo empalhado pelo chifre de um dos longhorns da manada é linda de se ver...
Ai no final é tudo atropelado, Gus se separa do bando (o que faz a gente desconfiar ainda mais dele) e descobrimos que ele não é traidor, ele tem muita vontade de ser respeitado e tem bastante boa intenção... ele é só idiota mesmo.
Depois que Manuel é descoberto, depois de matar o capanga que pagou ele no passado para que Tex não o faça cuspir a verdade depois de cuspir o último dente, como ele próprio tinha falado na noite anterior, e depois de uns sopapos admite que matou o cidadão lá porque eles tinham um trato na época dos rodeios, Manuel era mais habilidoso, mas fingia perder para que o outro ganhasse, Peacock o prometeu que eles seriam sócios no rancho, mas não foi o que aconteceu, ele tinha esperança que matando o cara em breve June e Gus fracassassem devido a falta de experiência e o rancho ficasse na mão dele... ele acaba sendo morto pelo Miller quando volta amarrado pra cidade... tem mais um tiroteio e Miller resolve escapar em um balão que estava amarrado ali para uma feira que está acontecendo na cidade, mas o baloeiro está exitante em decolar devido ao vendo, ao ser ameaçado por Miller os dois sobem ao balão e alças voo... não sem antes Tex conseguir segurar em uma corda... típico.
Tex consegue subir a bordo do balão, há uma troca de tiros, Tex é acertado de raspão (isso é raro de acontecer, as balas normalmente desviam dele), Miller é atingido e cai do balão, enquanto cai atira pra cima e consegue acertar o balão, Tex e o gordinho lá se desfazem até do cesto ja que o vendo esta empurrando eles de encontro a uma montanha, pulam nas árvores para se salvarem e o balão explode na montanha, Carson os encontra depois de uns dois quadrinhos imaginando o pior.... e fim