Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.
Este que vos escreve já conhecia a escrita de a maioria dos autores presentes neste livro, pois gosto bastante de terror, sendo assim eu já sabia o que me esperava, mas esse livro me apresentou outras facetas dos autores, felizmente. O Lado Sombrio do Folclore é um compilado de contos de terror, indo do Curupira, Iaras, Botos, Cuca e até a Mula Sem Cabeça dá as caras nesta obra. Neste livro, encontramos vários contos pequenos e alguns um pouco maiores. No total são 16 contos. Para não cometer o risco de dar spoiler, não falarei dos contos separadamente, farei um apanhado da obra de maneira geral. Livros de contos costumam me agradar, e com este livro aqui não seria diferente. Quer saber o motivo? Confira abaixo! O Lado Sombrio do Folclore chama a atenção do leitor de muitas maneiras, pois tem contos de diversos tipos de terror; dos mais leves aos mais pesados; do épico ao moderno. Apesar de os contos apresentarem diferentes níveis de profundidade e coerência, todos eles são bem escritos, e embora haja uns que se sobressaem sobre os demais, todos são aterrorizantes à sua maneira.
Ademais, os autores também fazem diversas referências de nossa variada cultura na obra, seja reutilizando personagens, seja criando estórias lendárias sobre as personagens do nosso folclore. O Lado Sombrio do Folclore acaba sendo também um tributo ao terror utilizando-se do folclore nacional que merece aplausos. Para mim o conto mais surpreendente da obra foi o escrito pela Aline Goettens. Me surpreendi, primeiramente pelo fato de desconhecer sua escrita, pois ao ler o texto criado por ela, pude perceber que Aline leva jeito para criar estórias, o conto foi bem elaborado e coerente, tornando minha experiência de leitura bastante agradável, embora a narrativa não apresente surpresas. Como mencionado em linhas anteriores, os demais autores eu já conhecia sua escrita, sendo assim não fui surpreendido pelo fato de desconhecer a escrita dos autores. Dentre todos os contos presentes o que mais me agradou foi o Mapinguari, embora os outros tenham me agradado também. Outro fator positivo no livro são as ilustrações que abrem a narrativa. Todas tem a referência com a funesta ilustração explicitada no início de cada conto. Ficou muito bonito!
Se você gosta de livros de contos terror, esta obra certamente lhe agradará. E o melhor de tudo é nacional. Recomendo! Em resumo, O Lado Sombrio do Folclore é uma leitura prazerosa, com enredos originais que valorizam nossa cultura folclórica de uma forma sombria e nefasta. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!