Negras Cronicas - escurecendo os fatos

    Ana Carolina Oliveira Santos, Ana Paula Lopes, Delma Gonçalves, Fabiana Santos, Fabíola Carvalho, Graça Marques, Gizele Machado, Jenifer Costa, Joelma Santos, Jussara Santos, Kaliana Oliveira Da Hora , Laura Beatriz Mathias de Oliveira, Letícia Rosa Lima, Luana Sousa, Luciana Leitão, Malú Gomes, Margareth Dos Anjos Santos, Priscila Carvalho, Sandra M. job, Sandra Menezes, Sílvia Barros, Tayane De Sousa Barcelos, Thais Cadorim,Valesca De Souza Lins.

    Editora Villardo
    2019
    148 páginas
    4h 56m
    ISBN-13: 9788592885229
    Português Brasileiro

    Negras Cronicas- escurecendo os fatos é um projeto literário que conta, atráves da perspectiva de mulheres negras, suas vivências em uma sociedade racista e machista que insiste em olhá- las como, coisas, objetos ou pedaços de carne. Boa para transar mas não para amar. Mulheres que sentem diariamente a dor do desrespeito, da exclusão, da marginalização, humilhação e descaso. Mas não é só isso, o livro também mostra sua capacidade de expor um pensamento crítico sobre a nossa realidade. Mulheres negras na literatura, na arte e na sociedade. Estamos aqui, "escurecendo os fatos". CRISTIANE DE OLIVEIRA ( Idealizadora do projeto).

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (3)Ver mais
    Carlos Bennoda picture
    Carlos Bennoda27/08/2020Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    Não foi um livro, foi um amigo

    NEGRAS CRÔNICAS: ESCURECENDO OS FATOS Negras Crônicas - escurecendo os fatos é um projeto literário que conta, através da perspectiva de mulheres negras, suas vivências em uma sociedade racista e machista que insiste em olhá-las como coisas, objetos ou pedaços de carne. Boa para transar mas não para amar. Mulheres que sentem diariamente a dor do desrespeito, da exclusão, da marginalização, humilhação e descaso. Mas não é só isso, o livro também mostra sua capacidade de expor um pensamento crítico sobre a nossa realidade. Mulheres negras na literatura, na arte e na sociedade. Estamos aqui, "escurecendo os fatos". Depois de tanta INVISIBILIDADE da mulher na literatura, resolvi citar todos os nomes das autoras das Crônicas: Ana Oli, Ana Paula Lopes, Delma Gonçalves, Fabiana Santos, Fabíola Carvalho, Graça Marques, Gizele Machado, Jenifer Costa, Joelma Santos, Jussara Santos, Kaliana Oliveira da Hora, Laura Beatriz Mathias de Oliveira, Letícia Rosa, Luana Souza, Luciana Leitão, Malú Gomes, Margareth dos Anjos, Priscila Carvalho, Sandra Job, Sandra Menezes, Sílvia Barros, Tayane Barcelos, Thais Cadorim, Valesca Lins Quem acompanhou meus stories viu o quanto eu chorei com as crônicas. Para mim não foi um livro qualquer, ou um livro de entretenimento. Foi um diálogo com as minhas dores, o meu passado, as minhas mágoas, incertezas, inseguranças, traumas e o futuro desconhecido. Fui reconhecer o quão presente o racismo estava desde que eu era uma criança e ainda não entendia que era racismo, mas que era apenas uma brincadeirinha de mau gosto que deveria suportar. Lê tudo isso nas vozes de autoras e através de sua óptica foi como limpar as lentes para enxergar mais nitidamente. Como ler a própria alma translúcida. Como olhar no tempo e perceber onde estamos nesse processo de aceitação e de empoderamento. Quem tiver oportunidade, leia este livro. Ele conversará com você como amigo íntimo, entre vocês não existirá segredos.

    6 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.5 / 8
    • 5 estrelas63%
    • 4 estrelas38%
    • 3 estrelas0%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%