Na praia – McEwan, Ian – Companhia das Letras

Na praia – McEwan, Ian – Companhia das Letras

Gosto muito de Ian e não conhecia Na praia, que recebi pela Tag Curadoria. Parece até uma história inocente, mas é preciso entender o contexto e as entrelinhas para confirmar, mais uma vez, que a vida pode ser uma complicação só, desencadeada por atitudes simples que deixamos de tomar. Estamos em 1962 para conhecer Edward e Florence. Ele, um historiador de pós-graduação, e ela uma violinista com sonhos do seu tamanho. Se conhecem por acaso e, apesar da diferença social entre eles, avançam para um casamento. Praticamente a última geração que esperava pelo casamento para experimentar o sexo. A tão ansiada lua de mel é na praia e, neste ponto, paramos, porque o que acontece na praia, fica na praia, a menos que você invista na leitura e descubra que tudo o que buscamos, o que sonhamos, pode estar a um passo e, mesmo assim, muitas vezes não alcançamos. Para mim, um livro incrível!

Quote: “É assim que todo o curso de uma vida pode ser desviado – por não se fazer nada. Na praia de Chesil, ele poderia ter gritado o nome de Florence, poderia ter ido atrás dela. Ele não sabia, ou não teria querido saber, que, enquanto ela fugia, certa na sua dor de que o estava perdendo, nunca o amara tanto, ou mais desesperadamente, e que o som da voz dele teria sido seu resgate, e que ela teria voltado atrás.”

McEwan, Ian: Nasceu em Aldershot, Inglaterra, em 1948. Passou parte da sua infância no Extremo Orienta, Alemanha e Norte da África, porque seu pai era oficial do Exército Britânico. Estudou nas Universidades de Sussex e de East Anglia. Sua primeira publicação é de 1975, Primeiro amor, últimos ritos. Em 1997 publicou O fardo do amor, considerada uma obra-prima, aborda a síndrome de Clérambault – quando a pessoa tem uma convicção delirante de ser amado por alguém de posição social muito proeminente. Chegou a ser chamado de Ian Macabro, dada à natureza dos seus primeiros livros. O meu preferido é Enclausurado. Na praia, me surpreendeu bastante!

#booklover #booklovers #amolivros #livros #euamoler #escritoresingleses #literaturainglesa #ciadasletras #tagcuradoria #ianmcewan #napraia