Bouvard e Pécuchet

Bouvard e Pécuchet Gustave Flaubert


Compartilhe


Bouvard e Pécuchet





Bouvard e Pécuchet (o último romance do autor de Madame Bovary) é também uma obra-prima do romance moderno: narra o encontro de dois parisienses solitários e antagónicos, o seu imediato entendimento e partilha de vida percorrendo o mundo em busca de conhecimento.



Aquilo a que se chama amor à primeira vista vale para todas as paixões. Antes do fim dessa semana tratavam-se por tu. [...] Era frequente irem-se procurar um ao outro nos respectivos escritórios. Logo que um aparecia, o outro fechava a sua carteira e saíam juntos para a rua. Bouvard caminhava a grandes pernadas, enquanto Pécuchet, multiplicando os passos, com a sobrecasaca a bater--lhe nos calcanhares, parecia deslizar sobre patins. Também os seus gostos específicos se harmonizavam. Bouvard fumava cachimbo, gostava de queijo, tomava regularmente o seu copinho. Pécuchet cheirava rapé, só comia compotas à sobremesa e molhava um torrão de açúcar no café. Um era confiante, irreflectido, generoso. O outro, discreto, meditativo, poupado. [...]. Pécuchet foi contagiado pela aspereza de maneiras de Bouvard, Bouvard contraiu algo da melancolia de Pécuchet.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (7)

ver mais
Bouvard e Pécuchet
Bouvard e Pécuchet ; Dictionnaire des idées reçues
Bouvard e Pécuchet
Bouvard & Pécuchet

Similares


Resenhas para Bouvard e Pécuchet (4)

ver mais
on 10/2/09


Dos seis livros que li de Flaubert, este é o meu favorito: já na releitura não parava de rir. Ao mesmo tempo que suas figuras centrais são ridículas, são desenhadas com tanto cuidado pelo autor que para mim acabaram simpáticas. Será que Flaubert pretendia isso? Se não, ele errou nos cálculos; ou suas criaturas - Bouvard e Pécuchet - tornaram-se mais fortes do que o criador.... leia mais

Estatísticas

Desejam105
Trocam2
Avaliações 3.8 / 99
5
ranking 30
30%
4
ranking 33
33%
3
ranking 27
27%
2
ranking 8
8%
1
ranking 1
1%

43%

57%

Bell_016
cadastrou em:
10/02/2009 19:37:45
Helena
editou em:
28/06/2019 14:25:00