Brasil em tempo de cinema

Brasil em tempo de cinema Jean-Claude Bernardet


Compartilhe


Brasil em tempo de cinema


Ensaio sobre o cinema brasileiro de 1958 a 1966




Quatro décadas depois de escrito, este incontornável clássico da crítica cinematográfica conserva intactas sua potência e sua atualidade. Produzido no calor da hora, refletindo até mesmo sobre filmes que ainda se encontravam em estado de roteiro (como Terra em Transe, de Glauber Rocha), Brasil em Tempo de Cinema é a ambiciosa interpretação de uma cinematografia às voltas com um país em rápida transformação.
No centro da análise de Jean-Claude Bernardet estão as ambiguidades da classe média brasileira, que oscila entre a apatia e a revolta estéril em filmes tão díspares como "Boca de Ouro" e "Deus e Diabo na terra do sol", "Os Fuzis" e "Noite Vazia", "Barravento" e "Os Cafajestes".
Diálogo crítico e eventualmente áspero com os cineastas de sua época, o fecundo ensaio de Bernardet tem muito a dizer sobre os impasses estéticos e políticos do cinema que se faz hoje no Brasil.

Edições (2)

ver mais
Brasil em tempo de cinema
Brasil em Tempo de Cinema

Similares

(14) ver mais
Lendo as Imagens do Cinema
O Discurso Cinematográfico
LENDO AS IMAGENS DO CINEMA
A Fábula Cinematográfica

Resenhas para Brasil em tempo de cinema (1)

ver mais
on 13/4/20


Obra necessária para refletir e pensar sobre o cinema moderno brasileiro. O autor, um dos maiores críticos de cinema do país, traz reflexões e pontos de partida para pensar o que os filmes de determinada década mostravam. Quais suas propostas. É um livro muito importante para pensar o cinema antes da ditadura militar e o reflexo desses filmes nas produções seguintes e atuais.... leia mais

Estatísticas

Desejam9
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 28
5
ranking 50
50%
4
ranking 29
29%
3
ranking 21
21%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

46%

54%

Gibran
cadastrou em:
03/01/2011 01:57:46

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR