Breve Romance de Sonho -

Breve Romance de Sonho - Arthur Schnitzler


Compartilhe


Breve Romance de Sonho -


Coleção Biblioteca Folha 26




Esqueça Freud e sua declaração de que evitava ler as obras de Arthur Schnitzler por temer que influenciassem o seu pensamento.

Tratar o escritor austríaco como um duplo de Freud em registro ficcional, como virou clichê, é uma traição - ao escritor e ao criador da psicanálise.

Schnitzler e Freud interessavam-se por sexo e morte, mas acabam aí as confluências.

Enquanto Freud privilegiava as perversões, Schnitzler explora o nó que liga sexo e morte para jogar uma luz (bruxuleante que seja) sobre a mediocridade da vida conjugal burguesa e as razões da infidelidade.

Em Breve Romance de Sonho, um médico a quem a mulher relatara uma fantasia sexual fica dilacerado de ciúmes e vai visitar um paciente. Encontra-o morto, flerta com sua filha e, sem planejar, acaba a noite numa orgia de mascarados.

Ali, o ideal de frenesi e sexo sem limites dos bacanais é substituído por melancolia e morte.

Há um clima de delírio e terror íntimo, a invasão de um mundo fantasmático e mutante, do qual nunca se sabe se é a narração de um sonho, pesadelo ou encenação, que parece aproximar Schnitzler do expressionismo alemão. Ou de um Kafka que tivesse olhos para o sexo.

Erótico / Romance

Edições (1)

ver mais
Breve Romance de Sonho -

Similares

(3) ver mais
Noites Florentinas
Breve Romance de Sonho
A Consciência de Zeno

Resenhas para Breve Romance de Sonho - (1)

ver mais
Narrada num ambiente nebuloso, no qual sonho e vigília se confundem, esta é uma história de horror em que o sexo acaba se revelando um jogo amoroso com a morte. O ciúme faz a ponte entre os dois, dando início a uma aventura mórbida e erótica em que a vida estará sempre por um fio. Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. De graça!... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 4.5 / 5
5
ranking 60
60%
4
ranking 40
40%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

41%

59%

João gregorio
cadastrou em:
27/05/2017 17:09:47
Gabriel
editou em:
04/10/2021 20:23:21

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR