Cabeça de Porco

Cabeça de Porco Luiz Eduardo Soares


Compartilhe


Cabeça de Porco





"Cabeça de Porco" é o resultado de um trabalho em duas fontes: entrevistas e filmagens feitas por MV Bill e seu empresário Celso Athayde nos últimos sete anos em favelas de nove estados brasileiros sobre crianças e jovens que vivem no mundo do crime, suas razões e a dimensão humana de suas vidas. A esta pesquisa original, relatada com a emoção de quem assistiu de perto à situações perigosas, se associam os textos do antropólogo Luiz Eduardo Soares – um conjunto de registros etnográficos sobre juventude, violência e polícia.

Os dois projetos se encontraram, porque os valores e a interpretação dos problemas eram convergentes, e os três autores decidiram completar suas respectivas tarefas com um conjunto de entrevistas qualitativas realizadas em 2003 pelos professores Helio Raimundo Santos Silva e Miriam Guindani.

Celso e MV Bill sintetizaram toda a carga de informações sociais e culturais acumulada por sua pesquisa em narrativas que preferiram escrever em primeira pessoa, para enriquecer suas descrições com os sentimentos vividos e as interpretações que as experiências suscitaram. Em diálogo permanente com os co-autores, Luiz Eduardo teceu a rede dos textos, procurando combinar interpretações com retratos os mais fiéis possíveis de cenas vividas por um sem-número de personagens, todos verdadeiros, imersos em situações reais – ainda que sob nomes fictícios e em cenários ligeiramente alterados para lhes resguardar as identidades, como determina a ética de toda pesquisa social. Em alguns casos, não se furtou a reconhecer que era ele mesmo o protagonista. Tomou sua passagem por governos como oportunidades para observação e registro de episódios reveladores do funcionamento subjetivo e social da violência e da insegurança pública.

O propósito do livro é traçar um painel realista sobre a violência instalada no Brasil. A intenção não é denunciar. É compartilhar com os leitores preocupações e reflexões, na perspectiva de manter viva a esperança.

Os autores não gostariam que este fosse considerado um livro sobre o crime e a violência, melancólico e bonito como flores na sepultura. Desejam que ele seja lido e usado como uma ferramenta cheia de vida a serviço da construção das saídas. Segundo Luiz Eduardo "não há, entre nós, dogmas ou disputas pela verdade (...) o livro revela o que temos de semelhante, nossa sensibilidade para enxergar esse universo, e não as nossas diferenças socioeconômicas."

Sociologia

Edições (1)

ver mais
Cabeça de Porco

Similares

(5) ver mais
Falcão: Meninos do Tráfico
Falcão Mulheres e o Tráfico
Némesis

Resenhas para Cabeça de Porco (24)

ver mais
on 2/3/10


Sinceramente, o livro me decepcionou bastante. Esperava o mesmo impacto de "Falcão - Meninos do Tráfico" e "Falcão - Mulheres do Tráfico", mas não foi o que aconteceu. MV Bill e Celso apenas relatam os bastidores do documentário, ou seja, as vezes em que sofreram represálias, fugas e sustos nas comunidades onde foram. O outro autor abusa da filosofia sociológica, e o texto acaba ficando arrastado. Particularmente, não gostei. ... leia mais

Estatísticas

Desejam96
Trocam13
Avaliações 3.9 / 550
5
ranking 33
33%
4
ranking 35
35%
3
ranking 25
25%
2
ranking 5
5%
1
ranking 2
2%

35%

65%

Aldimir.Santos
cadastrou em:
07/01/2009 05:12:32
Lay
editou em:
14/11/2016 21:48:14

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR