Caçando Eichmann

Caçando Eichmann Neal Bascomb


Compartilhe


Caçando Eichmann





Elaborado com base em documentos recém-divulgados e uma nova e meticulosa pesquisa, Caçando Eichmann é a primeira narrativa completa da história de como um dos mais famosos criminosos do regime nazista foi perseguido, capturado e levado a julgamento.




Quando os exércitos Aliados chegaram a Berlim em 1945, Adolph Eichmann, gerente operacional da "solução final" para exterminar os judeus, despiu a farda da SS e desapareceu. Encontrá-lo levaria 15 anos, numa caçada desgastante que se estendeu da Europa do pós-guerra até a Argentina. Sua captura, uma das primeiras missões da organização de inteligência israelense Mossad, atraiu de modo inédito a atenção internacional para o genocídio da Segunda Guerra Mundial e ocasionou reflexões sobre a natureza do Mal, cuja relevância persiste nos dias de hoje.


A pesquisa e a elaboração de Caçando Eichmann custaram noites de sono para o jornalista e autor Neal Bascomb, e levaram à descoberta do passaporte falso usado pelo nazista para deixar a Europa e chegar à Argentina. Para revelar a história completa da caçada a um dos responsáveis pelo Holocausto, Bascomb investigou ex-soldados nazistas e extremistas de direita em Buenos Aires, viajou a Israel para se encontrar secretamente com agentes da Mossad, descobriu na Alemanha um antigo relato de Eichmann sobre sua fuga e entrevistou tripulantes do voo histórico da El Al entre Buenos Aires e Tel Aviv - uma história nunca antes contada.


A narrativa de Bascomb, permeada por uma crescente intensidade emocional, acompanha o criminoso que escapa de dois campos americanos de prisioneiros de guerra, se esconde nas montanhas, foge da Europa por vias clandestinas e constrói uma vida anônima em Buenos Aires. Enquanto isso, Simon Wiesenthal, sobrevivente de campos de concentração, transforma sua busca pelo nazista em uma caçada internacional que inclui um obstinado promotor da Alemanha Ocidental, um judeu argentino cego e sua bela filha, além da nova agência de espionagem israelense, cujos integrantes têm contas pessoais a acertar. A determinação desses agentes - que conseguiram levar Eichmann em segredo da Argentina a um dos julgamentos mais importantes do século XX - se destaca neste relato bem-documentado e matizado. A narrativa mantém o leitor em ritmo de suspense até o fim.

Edições (1)

ver mais
Caçando Eichmann

Similares

(8) ver mais
Os Carrascos Voluntários de Hitler
Ministro da Morte: O Caso Eichmann
Os Julgamentos de Nuremberg
As Entrevistas de Nuremberg

Resenhas para Caçando Eichmann (6)

ver mais
Para quem caça um bom livro de História
on 31/12/20


Neal Bascomb nos leva para uma jornada eletrizante que culmina na prisão e julgamento do perverso e célebre criminoso de guerra nazista Adolf Eichmann. O foco é realmente a caçada - com lances curiosos, pesados, tensos, e até engraçados - não sem antes pintar o contexto histórico de forma precisa. Nota-se extensa pesquisa pela riqueza de detalhes, que no entanto não atrapalham em nada a fluidez do texto. É um livro muito gostoso de ler, provando que a História não precisa ser narrada d... leia mais

Estatísticas

Desejam28
Trocam1
Avaliações 4.3 / 87
5
ranking 49
49%
4
ranking 34
34%
3
ranking 14
14%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

61%

39%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR