Camarada

Camarada Jodi Dean


Compartilhe


Camarada


Um ensaio sobre pertencimento político




No século XX, milhões de pessoas em todo o globo se dirigiam umas às outras como “camarada”. Hoje, em círculos de esquerda é mais comum ouvir falar em “aliados”. Neste livro, Jodi Dean insiste no fato de que essa mudança exemplifica o problema fundamental da esquerda contemporânea: a sobreposição da identidade política a uma relação de pertencimento político que precisa ser construída, sustentada e defendida.

Neste ensaio com recortes e análises bastante originais, Dean nos oferece uma teoria da camaradagem. Camaradas são pessoas que se encontram de um mesmo lado de uma luta política. Unindo-se voluntariamente por justiça, sua relação é caracterizada por disciplina, coragem e entusiasmo.

Analisando o igualitarismo da figura do camarada à luz das diferenças de raça e gênero, Dean recorre a um leque de exemplos históricos e literários, como os de Harry Haywood, C. L. R. James, Aleksandra Kollontai e Doris Lessing. Eis um livro curto que articula história, psicanálise e filosofia num texto prazeroso de ler como ensaio de interesse geral.

Ensaios / Filosofia / História / Não-ficção / Política

Edições (2)

ver mais
Camarada
Camarada [recurso eletrônico]

Similares

(7) ver mais
 A hipótese comunista
A Questão Comunista
Molecular Red
Multidões e partido

Resenhas para Camarada (5)

ver mais
on 7/3/22


Camarada faz parte de um gênero pelo qual tenho desenvolvido muito apreço que é o ensaio. Acho que faz belas reflexões para pensarmos em um outro mundo possível... leia mais

Estatísticas

Desejam28
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 48
5
ranking 65
65%
4
ranking 29
29%
3
ranking 6
6%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

45%

55%

Jenifer
cadastrou em:
16/06/2021 21:09:10
Jenifer
editou em:
22/07/2021 17:17:36

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR