Cambacica

Cambacica Halan Silva


Compartilhe


Cambacica





O livro Cambacita é um daqueles que envolvem até mesmo os não muito afeitos a literatura. Com uma linguagem simples que discorre a narrativa em capítulos curtos, a obra conta a história de um jovem casal que vive um romance proibido pelas convenções provincianas que determinam que “uma moça de família” só pode se casar com um rapaz de semelhante posição social e de “sobrenome forte”.

Firmina, a moça abastada que protagoniza a trama, se apaixona por Otávio, um rapaz simples e sem recursos que mora com o avô. Enquanto a mãe, D. Bárbara, planeja um futuro promissor para a filha, o pobre rapaz mata o tempo observando os pássaros que pousam nas copas das árvores da cidade que passa por um forte processo de mudança em sua paisagem. Um deles é o Cambacica, que chama a atenção por furar as pétalas das flores para alimentar-se do néctar.

Halan Silva consegue ambientar o leitor em duas épocas diferentes que se confundem. Otávio, que anota todos os pássaros que vê em um velho caderno de anotações, tem seu coração partido ao receber um e-mail de Firmina sepultando qualquer possibilidade de alongar o relacionamento de ambos. Uma crítica interessante acerca da sociedade que em pleno século XXI, se apega aos ritos arcaicos da aristocracia, graciosamente representados pelo Dr. Ferraz, pai de Firmina.

Toda ambientada em Teresina e seus pontos tradicionais, é fácil se identificar com a narrativa de Halan Silva, que utiliza como cenários a Igreja São Benedito, Jóquey Club, Rua Álvaro Mendes, a cidade maranhense vizinha, Timon, dentre outros.

Além de propor uma reflexão sobre Teresina, o livro sugere que a “fórmula mágica” das convenções, tão utilizada pela sociedade, pode não funcionar, como só trazer infelicidade e frustração. E assim a vida continua.

Edições (1)

ver mais
Cambacica

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam1
Avaliações 2.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 100
100%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Aline de Lira
cadastrou em:
26/11/2011 13:22:10