Camões: Verso e Prosa

Camões: Verso e Prosa Luís de Camões


Compartilhe


Camões: Verso e Prosa


Coleção Leitura




Luís Vaz de Camões (nascido provavelmente em Lisboa em 1524 e falecido em 1580, ano em que Portugal seria subjugado pelo domínio espanhol) é o grande representante do Renascimento português - o cantor das glórias de seu país, imortalizadas no épico "Os Lusíadas".
Compôs ainda versos na "medida velha" (poemas de mote e glosa, de influência medieval) e na "medida nova" (odes, éclogas, elegias e, sobretudo, sonetos). Seus sonetos imitam os de Petrarca, cuja base filosófica é o neoplatonismo. Assim, a mulher é considerada superior (como na tradição medieval), e sua beleza é cultuada, pois esse é um caminho para se chegar a atingir a idéia suprema do Bem, da Beleza e de Deus. Camões, todavia, alterna em sua poesia o amor platônico e o amor sensualizado, chegando a fazê-lo num mesmo poema: "Amor é fogo que arde sem se ver".
Esta antologia reúne alguns dos melhores momentos desse que é o poeta de todos os tempos. Leitura obrigatória a todos que buscam a essência do sentimento amoroso.

Edições (1)

ver mais
Camões: Verso e Prosa

Similares

(1) ver mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam1
Avaliações 3.9 / 15
5
ranking 27
27%
4
ranking 47
47%
3
ranking 20
20%
2
ranking 7
7%
1
ranking 0
0%

44%

56%

Duda de Lemos
cadastrou em:
13/10/2011 15:16:02

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR