Canaã

Canaã Graça Aranha


Compartilhe


Canaã





O romance Canaã tornou famoso o nome de Graça Aranha no início do século XX. Lançada em 1902, a obra marcou o momento literário com uma nota ruidosa. Por seu tom avançado de cunho social, e até mesmo socialista, o livro constituiu então uma grande novidade.
Trata-se de uma tese sociológica ligada ao problema de imigração européia no Brasil, no desenvolvimento da qual o autor usou a fórmula do naturalismo, em seu objetivismo, na descrição realista de tipos, episódios e ambientes.
Canaã retrata a saga dos imigrantes europeus no Brasil no início do século XX e seu sonho de encontrar a "terra prometida".
Obra fundamental para compreensão da cultura brasileira.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance / Aventura / Crônicas / Entretenimento / História do Brasil / HQ, comics, mangá / Infantojuvenil / Jovem adulto / Suspense e Mistério

Edições (13)

ver mais
CANAÃ
Canaã
Canaã
Canaã

Similares

(3) ver mais
Canaã e o ideário modernista
Os tambores de São Luis
Heróis e vilões no romance brasileiro

Resenhas para Canaã (15)

ver mais
Bastante interessante

Esse livro não é pra quem quer encontrar uma bela história. Fiquei admirado em ler uma obra do meu conterrâneo. Seria, como diz Milkau, que vivemos num progresso em que vamos encontrar a paz -Canaã- entre os homens? Ou como Lentz, voltado para o pessimismo, em que a solidariedade e o amor não valem a pena? Confesso que não fiquei no lado de nenhum dos dois, mas essa obra me colocou pra pensar. Podemos separar homens em raças? Seria sua junção ou sua separação biológica influiria em a... leia mais

Estatísticas

Desejam47
Trocam26
Avaliações 3.2 / 299
5
ranking 16
16%
4
ranking 24
24%
3
ranking 33
33%
2
ranking 20
20%
1
ranking 7
7%

37%

63%

Moni
cadastrou em:
06/09/2009 08:15:09