Canções de atormentar

Canções de atormentar Angélica Freitas


Compartilhe


Canções de atormentar





O terceiro e aguardado livro de uma das principais vozes da poesia brasileira.

Oito anos depois da publicação do já célebre Um útero é do tamanho de um punho ― lançado em 2012 pela Cosac Naify e reeditado em 2017 pela Companhia das Letras ―, Canções de atormentar traz o olhar afiado de uma poeta que, com inteligência e ironia, observa a si e ao mundo. Os poemas rememoram a infância no Sul, com o pé de araçá plantado pela avó, relatam o esforço inútil de tentar compreender o Brasil de hoje e discutem a injustiça, o machismo e a nostalgia de uma nação que não passou de projeto.

Em porto alegre, 2016, que trata da migração e dos protestos nas ruas, violentamente refreados pela ordem pública, a poeta escreve: agora a colher cai da boca/ e o barulho de bomba é ali fora/ e a polícia vai pra cima dos teus afetos/ munida de espadas, sobre cavalos.

Canções de atormentar reúne poemas ora ferozes, ora desiludidos, sem nunca perder de vista a urgência, a vivacidade, o humor e o tom incisivo que consagraram Angélica como um dos nomes mais originais da literatura contemporânea.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Canções de atormentar

Similares

(5) ver mais
Além do mais e do menos
Poema-Piada
Guadalupe
Rilke Shake - Coleção Ás de Colete

Resenhas para Canções de atormentar (10)

ver mais
Tormento leve

Este “Canções de atormentar”, um dos aguardados lançamentos da literatura nacional em 2020, foi meu primeiro contato com a poeta Angélica Freitas. E não foi dos melhores, preciso dizer. Conhecida pelo famosíssimo “Um útero é do tamanho de um punho”, Angélica Freitas, que é gaúcha como eu, faz parte da nova leva da poesia nacional e, mais importante, da nova leva de poetisas brasileiras. Sou um leitor de poesia que gosta de ser surpreendido, apesar de ainda conhecer muito pouco do ... leia mais

Estatísticas

Desejam30
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.7 / 70
5
ranking 19
19%
4
ranking 41
41%
3
ranking 37
37%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

30%

70%

Jenifer
cadastrou em:
16/07/2020 13:58:05
Jenifer
editou em:
16/07/2020 13:58:29