Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado


Compartilhe


Capitães da Areia





Capitães da Areia, a história crua e comovente de meninos pobres que moram num trapiche abandonado em Salvador, é talvez o romance mais influente de Jorge Amado. Clássico absoluto dos livros sobre a infância abandonada, assombrou e encantou várias gerações de leitores e permanece hoje tão atual quanto na época em que foi escrito.

Desde o seu lançamento, em 1937, Capitães da Areia causou escândalo: inúmeros exemplares do livro foram queimados em praça pública, por determinação do Estado Novo. Ao longo de sete décadas a narrativa não perdeu viço nem atualidade, pelo contrário: a vida urbana dos meninos pobres e infratores ganhou contornos trágicos e urgentes.

Várias gerações de brasileiros sofreram o impacto e a sedução desses meninos que moram num trapiche abandonado no areal do cais de Salvador, vivendo à margem das convenções sociais. Verdadeiro romance de formação, o livro nos torna íntimos de suas pequenas criaturas, cada uma delas com suas carências e suas ambições: do líder Pedro Bala ao religioso Pirulito, do ressentido e cruel Sem-Pernas ao aprendiz de cafetão Gato, do sensato Professor ao rústico sertanejo Volta Seca. Com a força envolvente da sua prosa, Jorge Amado nos aproxima desses garotos e nos contagia com seu intenso desejo de liberdade.

Literatura Brasileira / Romance

Edições (3)

ver mais
Capitães da Areia
Capitães de Areia
Capitães de Areia

Similares

(30) ver mais
Lando das Ruas
O Cortiço
Gabriela Cravo e Canela
O Quinze

Resenhas para Capitães da Areia (7)

ver mais
Capitães de areia
on 31/5/16


Pra quem nasceu em Salvador eu acho que demorei muito para ler esse livro. Ele é incrível, apaixonante, revoltante e triste. Jorge Amado narra a história dos capitães da areia, um grupo de crianças órfãs, sem nenhuma condição de vida e sem ninguém para lhes estender a mão, que se unem e formam uma "família", com regras e leis impostas por eles mesmos, para viverem bem e em harmonia e dessa forma conseguirem se ajudar e se respeitar. Essas crianças vivem como homens, e fazem de t... leia mais

Vídeos Capitães da Areia (3)

ver mais
CAPITÃES DA AREIA, DE JORGE AMADO (#26)

CAPITÃES DA AREIA, DE JORGE AMADO (#26)

Resenha: CAPITÃES DA AREIA (Lista FUVEST 2016)

Resenha: CAPITÃES DA AREIA (Lista FUVEST 2016

[FUVEST | UNICAMP #3] Capita?es da Areia (Jorge Amado)

[FUVEST | UNICAMP #3] Capita?es da Areia (Jor


Estatísticas

Desejam33
Trocam4
Avaliações 4.3 / 128
5
ranking 54
54%
4
ranking 30
30%
3
ranking 13
13%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

24%

76%

Fernanda
cadastrou em:
31/07/2015 23:31:05
Paula Fabiana
editou em:
23/09/2017 00:34:24