Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado


Compartilhe


Capitães da Areia





Publicado em 1937, Capitães da Areia é o sexto romance de Jorge Amado, um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros do século 20. No prefácio ao livro, escreve o romancista que, com essa obra, encerra o ciclo de "os romances da Bahia".
A narrativa, de cunho realista, gira em torno das peripécias de um grupo de "meninos de rua" que sobrevive de furtos e pequenas trapaças. Por viverem em um trapiche velho e abandonado (uma espécie de armazém à beira do cais), os garotos do bando, liderados por Pedro Bala, são conhecidos pela má-fama de "capitães da areia". É lá, no trapiche abandonado, que Pedro Bala, órfão, (o pai foi morto à bala por liderar uma greve, daí a alcunha do garoto, enquanto a mãe tem o paradeiro desconhecido) se refugia com seu grupo.
A história é conduzida em função dos destinos individuais de cada integrante do bando. Assim, Jorge Amado ilustra a marginalização definitiva de uns (por exemplo: Sem-Pernas e Volta Seca) e a desalienação de outros, como Professor, Pirulito e Pedro Bala. Este, tomando consciência das injustiças sociais, ao final do romance, torna-se líder (tal como o pai), lutando ao lado dos trabalhadores grevistas. Pirulito, devido à vocação, descrita desde o início do romance, torna-se frade capuchinho, justificando a incansável luta de padre José Pedro em resgatar aqueles jovens da marginalidade. Padre José Pedro é uma das poucas personagens adultas, juntamente com a mãe-de-santo Don'Aninha, a se aproximar do grupo marginalizado.

Literatura Brasileira / Romance

Edições (32)

ver mais
Capitães da Areia
Capitães da Areia
Capitães da Areia
Capitães da Areia

Similares

(31) ver mais
Cira e o Velho
Os meninos da rua Paulo
Fogo Morto
Cacau

Resenhas para Capitães da Areia (1.353)

ver mais
on 15/8/10


Me peguei franzindo a testa pra Dora, levantando as sobrancelhas pro ato do Sem-Pernas, e até mesmo compartilhando a fúria do Volta Seca. Depois de ler esse livro, entendi o motivo de o Jorge ser Amado.... leia mais

Vídeos Capitães da Areia (18)

ver mais
CAPITÃES DA AREIA, DE JORGE AMADO | SIMIÃO LITERÁRIO

CAPITÃES DA AREIA, DE JORGE AMADO | SIMIÃO LI

6 PORQUÊS para ler CAPITÃES DA AREIA  -  Juras Gou

6 PORQUÊS para ler CAPITÃES DA AREIA - Jura

Capitães da areia

Capitães da areia

Capitães de Areia: o Brasil de Jorge Amado

Capitães de Areia: o Brasil de Jorge Amado


Estatísticas

Desejam2.671
Trocam358
Avaliações 4.3 / 41.733
5
ranking 56
56%
4
ranking 27
27%
3
ranking 13
13%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

24%

76%

Taz
cadastrou em:
20/01/2012 11:42:42