Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado


Compartilhe


Capitães da Areia





Publicado em 1937, Capitães da Areia é o sexto romance de Jorge Amado, um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros do século 20. No prefácio ao livro, escreve o romancista que, com essa obra, encerra o ciclo de "os romances da Bahia".
A narrativa, de cunho realista, gira em torno das peripécias de um grupo de "meninos de rua" que sobrevive de furtos e pequenas trapaças. Por viverem em um trapiche velho e abandonado (uma espécie de armazém à beira do cais), os garotos do bando, liderados por Pedro Bala, são conhecidos pela má-fama de "capitães da areia". É lá, no trapiche abandonado, que Pedro Bala, órfão, (o pai foi morto à bala por liderar uma greve, daí a alcunha do garoto, enquanto a mãe tem o paradeiro desconhecido) se refugia com seu grupo.
A história é conduzida em função dos destinos individuais de cada integrante do bando. Assim, Jorge Amado ilustra a marginalização definitiva de uns (por exemplo: Sem-Pernas e Volta Seca) e a desalienação de outros, como Professor, Pirulito e Pedro Bala. Este, tomando consciência das injustiças sociais, ao final do romance, torna-se líder (tal como o pai), lutando ao lado dos trabalhadores grevistas. Pirulito, devido à vocação, descrita desde o início do romance, torna-se frade capuchinho, justificando a incansável luta de padre José Pedro em resgatar aqueles jovens da marginalidade. Padre José Pedro é uma das poucas personagens adultas, juntamente com a mãe-de-santo Don'Aninha, a se aproximar do grupo marginalizado.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (47)

ver mais
Capitães de Areia
Capitães da Areia
Capitães da Areia
Capitães da Areia

Similares

(72) ver mais
Cira e o Velho
Os meninos da rua Paulo
Fogo Morto
Cacau

Resenhas para Capitães da Areia (4.344)

ver mais
Sensacional
on 21/2/22


O que falar de Pedro Bala, Volta Seca, Gato, Professor, Pirulito, Sem-Pernas e todos os outros capitães da areia? Tão jovens, mas já tão maduros. Tão independentes, tão homens, mas ainda tão crianças. Não tenho um personagem preferido, por que me afeiçoei a cada um deles de forma distinta. Se me perguntassem qual meu capitão da areia preferido eu ficaria sem saber o que dizer, pois cada um, com sua característica intrínseca. Como não se emocionar com a trágica e por que não heróica vid... leia mais

Vídeos Capitães da Areia (14)

ver mais
CAPITÃES DA AREIA - Jorge Amado | Kelen Vasconcelos

CAPITÃES DA AREIA - Jorge Amado | Kelen Vasco

Estourei o cartão | Book haul Feira do Livro da Unesp

Estourei o cartão | Book haul Feira do Livro

O Livro Capitães de Areia e o Comunismo - Resenha Crítica

O Livro Capitães de Areia e o Comunismo - Res

CAPITÃES DA AREIA ? JORGE AMADO | A REALIDADE DO BRASIL | KARLA SAMIRA | PACOTE LITERÁRIO

CAPITÃES DA AREIA ? JORGE AMADO | A REALIDADE


Estatísticas

Desejam3.349
Trocam377
Avaliações 4.4 / 65.247
5
ranking 60
60%
4
ranking 26
26%
3
ranking 10
10%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

23%

77%

Taz
cadastrou em:
20/01/2012 11:42:42
Jeanine
editou em:
05/12/2022 14:30:11
Pri Paiva
aprovou em:
25/09/2023 13:53:39

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR