Capítulos de História do Império

Capítulos de História do Império Sérgio Buarque de Holanda


Compartilhe


Capítulos de História do Império





Nos últimos tempos de sua atividade intelectual, Sérgio Buarque de Holanda empenhava-se na reescrita do livro Do Império à República, editado em 1972 como último volume da Coleção História Geral da Civilização Brasileira. Resultado de ampla e criteriosa pesquisa documental, Capítulos de história do Império é o produto do esforço inacabado do autor-intérprete do Brasil, cuja obstinação intelectual e rigor com seus escritos o fez reelaborar uma obra que ele considerava imperfeita.

Nas quatro partes que compõem o volume, Sérgio Buarque de Holanda analisa a crise do Império brasileiro no final do século XIX, compreendendo-a como produto da falência do mecanismo de sustentação deste regime: o poder pessoal do imperador.

A publicação desses manuscritos inéditos - cerca de 150 páginas revisadas - prova a atualidade do historiador que elegeu o Brasil como foco constante e sempre renovado de suas investigações intelectuais, seja ao analisar o imaginário do colonizador no clássico estudo Visão do Paraíso, seja ao estudar o declínio do Império, como refez nessas páginas.

No prefácio, Fernando Novais destaca a excelência da análise de Sérgio Buarque de Holanda, cuja obra "apresenta a realização em mais alto grau das articulações entre o geral e o particular, um equilíbrio raríssimo mesmo nas melhores obras no campo das humanidades".



http://www.companhiadasletras.com.br

Edições (1)

ver mais
Capítulos de História do Império

Similares

(14) ver mais
A Sabinada
Retrato do Brasil
A Fronda dos Mazombos
Fragmentos setecentistas

Resenhas para Capítulos de História do Império (1)

ver mais
Minha opnião
on 29/10/13


Uma obra que aborda o periodo da monarquia brasileira, como o prṕrio titulo expressa são capitulos da Hstória do Império Brasileiro. Comop o autor é um grande expoente de nossa Historiografia é uma leitura de muita dificuldade de compreensão, pois o autor construiu um texto muito lacunar de forma a não terminar os raciocinios que aborda no texto e isto causa problemas na compreeensão dos assuntos ai discutidos. Portanto é um texto que deve ser lido por Históriadores que tenham gr... leia mais

Estatísticas

Desejam15
Trocam1
Avaliações 3.9 / 7
5
ranking 14
14%
4
ranking 57
57%
3
ranking 29
29%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

61%

39%

Lu
cadastrou em:
10/06/2010 21:57:55