Carta de Achamento do Brasil

Carta de Achamento do Brasil Pero Vaz de Caminha


Compartilhe


Carta de Achamento do Brasil





Escrita em maio de 1500 em Porto Seguro, Bahia, a carta do escrivão Pero Vaz de Caminha ao rei D. Manuel assemelha-se a um relato de viagem. Mais do que descrever a terra e a natureza, brevemente vistas durante os nove dias em que a frota de Pedro Álvares Cabral esteve no que viria a ser o Brasil, a narrativa é centrada nos povos indígenas, e as palavras de Caminha, hábil escritor, pintam imagens vívidas do que observou, pretendendo informar e maravilhar o seu interlocutor. A “Carta” nos surpreende com questões que até hoje, mais de 500 anos depois, permanecem agudamente presentes, tais como a ameaça da mineração aos povos indígenas, o direito à propriedade da terra e o apagamento de vozes não europeias. Nesta edição modernizada, uma introdução contextualiza a carta em seu tempo, destaca sua singularidade e aponta as apropriações culturais e políticas que dela se fizeram. As notas explicam o texto passo a passo, abrindo caminhos para uma interpretação atualizada e crítica.

PERO VAZ DE CAMINHA, cavaleiro do rei D. Manuel, membro da alta burguesia letrada. Foi Mestre da Balança da Moeda da cidade do Porto, em Portugal, e nomeado escrivão da feitoria de Calicute, na Índia, para onde partiu na frota de Pedro Álvares Cabral, em sua primeira e última viagem transatlântica.

SHEILA HUE, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é autora e organizadora de vários livros, entres eles Ingleses no Brasil, com Vivien Kogut Lessa de Sá, 20 Sonetos, de Luís de Camões, e França Antártica, com Maria Berbara e Renato Menezes.

História / História do Brasil

Edições (12)

ver mais
A Carta de Pero Vaz de Caminha
Carta de Achamento do Brasil
Carta de Pero Vaz de Caminha
Carta de Pero Vaz de Caminha a El-Rei D. Manuel sobre o achamento do Brasil

Similares

(27) ver mais
A Primeira Viagem ao Redor do Mundo
Diários da Descoberta da América
O Paraíso Destruído
O Livro das Maravilhas

Resenhas para Carta de Achamento do Brasil (91)

ver mais
on 2/2/24


Para alguns um relato da terra que viria a ser chamada Brasil, para outros um documento histórico revelador das manobras da coroa portuguesa para assegurar a posse das terras. O que me ficou na cabeça foi o fato de que na mesma carta, Caminha já implicava um velho conhecido nosso, o "jeitinho", ao perguntar sobre um emprego para um parente. Recomendo tanto como reprodução de documento histórico quanto pelas risadas - embora essas possam ser apenas para historiadores.... leia mais

Vídeos Carta de Achamento do Brasil (1)

ver mais
A Carta de Pero Vaz de Caminha edição Fac-símile

A Carta de Pero Vaz de Caminha edição Fac-sím


Estatísticas

Desejam52
Trocam9
Avaliações 3.2 / 1.168
5
ranking 18
18%
4
ranking 25
25%
3
ranking 35
35%
2
ranking 16
16%
1
ranking 7
7%

31%

69%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
02/07/2021 22:49:22
Carlos.Eduardo
editou em:
02/07/2021 22:50:03