Carta Encíclica Deus Caritas Est

Carta Encíclica Deus Caritas Est Papa Bento XVI


Compartilhe


Carta Encíclica Deus Caritas Est (A Voz do Papa #189)


Sobre o Amor Cristão




Deus Caritas est, de Bento XVI, parece fugir ao costume dos últimos papas de expor na sua primeira encíclica o programa pontificado que se inaugura. Na realidade, porém, mais do que um programa, o texto é expressão profunda do propósito que sempre animou a vida de Joseph Ratzinger: conhecer Deus e, a partir Dele, buscar uma compreensão global da realidade do mundo e da vida humana, pautada na Palavra e animada pelo Espírito de Deus.

Não se tem notícia de uma Encíclica papal que fale diretamente de Deus e que busque na compreensão de Deus uma luz para nos guiar nos caminhos da vida, no seio da Igreja, peregrina no mundo. Residem nisso, a originalidade, a grandeza, mas também a dificuldade que se tem demonstrado em captar exatamente a mensagem de Bento XVI.
>br> O caminho para chegar a Deus é o caminho do Amor, plenamente manifestado por Jesus, mas já em germe desde o Antigo Testamento, no primeiro mandamento da Lei. Amor no sentido pleno, transcendente, que se reflete em todas as nossas experiências de amor, desde as experiências eróticas até as experiências de pura generosidade e oblatividade. Em Deus, Eros e Ágape se abraçam na unidade de um só mistério de comunhão do Pai, com o Filo, no Espírito Santo. É o que se evidencia na primeira parte da Encíclica.

A segunda parte tira as conseqüências para a vida cristã, da comunidade cristã e dos cristãos, comprometidos com o amor a ponto de dar por ele toda a vida, e presentes na história, a serviço de Deus, testemunhando a misericórdia e lutando pela justiça.

Religião e Espiritualidade

Edições (2)

ver mais
Carta Encíclica Deus Caritas Est
Carta Encíclica Deus Caritas Est

Similares

(2) ver mais
A Força do Silêncio
Carta Encíclica Casti Conubii:

Resenhas para Carta Encíclica Deus Caritas Est (16)

ver mais
Deus Caritas Est - O amor de Deus e dos Homens

Em sua primeira encíclica o Santo Padre Bento XVI dá uma importante explicação sobre o amor. tão banalizado no mundo de hoje, tanto na dimensão do uso da palavra. Como na propria relação sentimental. Falando do Ágape, o amor puro e verdadeiro de Deus pelos homens. Amor este, que também os homens devem cultivar para com Deus e com os irmão. Joseph Ratzinger, eleito Bento XVI em abril de 2005, nos apresenta também a verdadeira relação do Eros entre homem e mulher, que só tem sentido a p... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam2
Avaliações 4.6 / 156
5
ranking 74
74%
4
ranking 19
19%
3
ranking 6
6%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

60%

40%

Breno.PerdigAo
editou em:
04/03/2022 16:49:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR