Cartas chilenas

Cartas chilenas Tomás Antônio Gonzaga


Compartilhe


Cartas chilenas





O cenário é Vila Rica, Minas Gerais, 1798, alguns anos antes da Inconfidência Mineira. Uma série de poemas satíricos começa a circular pela cidade, no formato de cartas trocadas entre dois amigos: Critilo, habitante de Santiago do Chile, e o amigo Doroteu, residente na Espanha. As cartas revelam críticas ferozes contra a forma de governo corrupta de Fanfarrão Minésio.
Tomás Antônio Gonzaga faz uso de sua forma mais satírica e debochada de redação para pôr em xeque a mediocridade administrativa do, na época, governador de Minas Gerais, Luís da Cunha Meneses.
Escritos em versos decassílabos brancos (sem rimas), os poemas mostram a genialidade do autor e se estabelece como a obra satírica mais importante do século XVIII no Brasil. Recheados de críticas ferrenhas contra a mediocridade do governo da época, Cartas chilenas se mantém atual e também um clássico da literatura brasileira.

Poemas, poesias / Literatura Brasileira

Edições (9)

ver mais
Cartas Chilenas
Cartas Chilenas
Cartas Chilenas
Cartas Chilenas

Similares

(14) ver mais
Melhores Poemas de Cláudio Manuel da Costa
Auto da Barca do Inferno
Antologia
Marília de Dirceu

Resenhas para Cartas chilenas (20)

ver mais
As cartas chilenas
on 30/3/12


Uma serie de poemas satíricos de versos brancos e decassílabos. Escritos por Tomáz Antonio Gonzaga, a obra apresenta uma forte critica ao governador Fanfarão Minésio. Mas para entender melhor o livro precisamos ter algumas informações históricas. O livro em questão foi escrito no período do arcadismo. O uso da literatura para criticas sociais é forte e evidente, notamos a citação de seres mitológicos, e também que o autor se utiliza de pseudônimos para narrar personagens reais. São to... leia mais

Vídeos Cartas chilenas (1)

ver mais
Cartas Chilenas  (Poesia), de Tomás Antônio Gonzaga

Cartas Chilenas (Poesia), de Tomás Antônio G


Estatísticas

Desejam52
Trocam33
Avaliações 2.8 / 492
5
ranking 8
8%
4
ranking 19
19%
3
ranking 33
33%
2
ranking 25
25%
1
ranking 15
15%

24%

76%

Mayara
cadastrou em:
28/11/2014 17:12:54

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR