Cartas de Beirute:

Cartas de Beirute: Ana Nunes


Compartilhe


Cartas de Beirute:


Reflexões de uma mãe e feminista sobre autismo, identidade e os desafios da inclusão




“Cartas de Beirute” é uma coletânea de seis ensaios, que podem ser lidos juntos ou separadamente, na sequência proposta nesta publicação ou na ordem desejada pelo leitor. Apesar de comporem um conjunto, cada artigo se se presta à leitura independente.

Em um misto de relato pessoal e comentário social, a autora fala sobre autismo - mas não só sobre isso. As reflexões de “Cartas de Beirute” são de fácil tradução para as experiências de diferentes leitores. Este é um livro sobre diferença, sobre identidade. Sobre luto como estrada para a aceitação. Sobre maternidade. Sobre machismo e sua interseção com capacitismo. Sobre a falácia de que alguns caminhos são “escolhas” das mulheres. Sobre a construção do Outro. E sobre a desconstrução de conceitos que roubam nossa humanidade – e roubam a Humanidade da riqueza das diferenças.

Supor que livros produzidos por e sobre uma determinada minoria só dizem respeito a este segmento específico é ignorar o que há de universal em qualquer experiência humana. Perceber que há universalidade em nossas especificidades talvez seja o primeiro passo para o respeito às diferenças.

Mas, para perceber, é preciso conhecer - e se dar a conhecer. É preciso romper as barreiras da invisibilidade, do silêncio e da indiferença. É este o exercício que “Cartas de Beirute” propõe ao leitor.

Educação / Ensaios

Edições (1)

ver mais
Cartas de Beirute:

Similares


Resenhas para Cartas de Beirute: (4)

ver mais
Cartas de Beirute

"Enquanto todos continuarmos considerando 'independência' um pré-requisito necessário para respeito e autoestima, todas as pessoas (com deficiência mais severa) seguirão desvalorizadas." Em Cartas de Beirute a autora usa sua vivência pessoal para explorar assuntos necessários relacionados ao Autismo, de forma nua e crua, e de fácil entendimento. Ana (autora) aborda não somente o autismo em si, mas todas as esferas cotidianas de uma mulher, mãe de uma filha no espectro, e tudo o que i... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 15
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

13%

88%

João gregorio
cadastrou em:
03/03/2017 14:47:16
Jader.Johann
editou em:
25/04/2018 17:21:59