Cartas para a minha mãe

Cartas para a minha mãe Teresa Cárdenas


Compartilhe


Cartas para a minha mãe





Uma menina escreve cartas para sua mãe morta. Através delas ficamos sabendo que teve que ir morar com a tia e as primas, que não gostam dela. Não se cansam de lembrar que deveria fazer um esforço para disfarçar sua cor e ficar mais parecida com uma pessoa branca. Sua avó está sempre desgostosa, com ela e com a vida em geral.

Mas a autora das cartas começa lentamente a descobrir um mundo além de seus problemas familiares. À medida que faz amigos — entre outros, um jovem que também tem problemas com a família e uma velha que é ao mesmo tempo jardineira e bruxa — suas feridas começam a cicatrizar. A menina fica cada vez mais forte, consegue ganhar o respeito dos outros e aprende a aceitar-se a si mesma a aos outros.

Este é um romance emocionante sobre perdas irreparáveis e sobre o poder restaurador do amor e do autorespeito. Ambientada em Cuba, a narrativa desafia nossas crenças sobre essa ilha que, afinal, conhecemos tão pouco.

Quando publicado originalmente, Cartas para a minha mãe foi criticado por expor o problema do racismo na sociedade cubana contemporânea, o que não impediu que recebesse o Prêmio Casa de Las Americas 2006 na categoria livro infantil.

Ficção / Infantojuvenil / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Cartas para a minha mãe

Similares

(4) ver mais
Mulheres que não sabem chorar
Cachorro Velho
Garota, mulher, outras
O passeio de Dendiara

Resenhas para Cartas para a minha mãe (45)

ver mais
Uma delicadeza
on 2/12/20


Um livro que trata assuntos como racismo, colorismo, abuso de forma delicada e sem pesar a mão! Acompanhamos cartas de uma menina que não tem seu nome revelado, para a mãe que faleceu. Eu adorei o livro!... leia mais

Estatísticas

Desejam81
Trocam1
Avaliações 4.3 / 271
5
ranking 55
55%
4
ranking 34
34%
3
ranking 9
9%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

13%

87%

Eneida
cadastrou em:
01/04/2011 22:36:15
Jenifer
editou em:
11/07/2019 17:05:13