Casa de alvenaria

Casa de alvenaria Carolina Maria de Jesus


Compartilhe


Casa de alvenaria


Volume 1: Osasco




O primeiro lançamento dos diários de Carolina Maria de Jesus registra os meses em que a escritora morou em Osasco (SP), em 1960. Edição ampliada e integral, com conteúdo inédito e introdução de Conceição Evaristo e Vera Eunice de Jesus.

Com edição integral, ampliada com conteúdo inédito e refeita a partir dos manuscritos originais da autora, este primeiro volume de Casa de alvenaria abarca os meses em que Carolina Maria de Jesus morou em Osasco (SP), em 1960, após deixar a favela do Canindé.

Através deste testemunho precioso que borra as fronteiras dos gêneros literários, acompanhamos a recepção de Quarto de despejo, as viagens de divulgação, o contato frequente com a imprensa e os políticos, o desenvolvimento de seu projeto literário e seu desejo de ser reconhecida como escritora. Dessa narrativa do cotidiano, entremeadas às contradições de seu tempo, emergem reflexões que permanecem mais atuais do que nunca.

Eis aqui Carolina por completo, uma escritora brilhante e sem-par em nossa literatura, que desafiou todas as barreiras impostas por uma sociedade racista e desigual.

Os volumes de Casa de alvenaria podem ser lidos de forma independente.

"Ler Casa de alvenaria é penetrar no universo íntimo de uma das autoras mais instigantes da literatura brasileira."
Da introdução de Conceição Evaristo e Vera Eunice de Jesus

Biografia, Autobiografia, Memórias / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Casa de alvenaria

Similares

(1) ver mais
Casa de alvenaria

Resenhas para Casa de alvenaria (3)

ver mais
Carolina Maria de Jesus é maior que Clarice Lispector (mas o Brasil não está prepara
on 2/9/21


"Eu ainda não habituei com este povo da sala de visita. Uma sala que estou procurando um lugar para sentar..." (p.94. Casa de alvenaria vol. 1) É muito polêmico o que direi aqui. Não vou comparar duas grandes escritoras brasileiras, mas sim o fato de Clarice ter sua obra há décadas nas prateleiras e a Carol somente nos últimos anos. O resgate histórico que a Cia das Letras está fazendo vai ampliar este debate nos próximos anos ou viveremos mais um elitismo racista velado? Carol f... leia mais

Estatísticas

Desejam35
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 19
5
ranking 47
47%
4
ranking 53
53%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

27%

73%

Jenifer
cadastrou em:
15/06/2021 22:05:06
Jenifer
editou em:
15/06/2021 22:05:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR