Castelo Interior ou Moradas

Castelo Interior ou Moradas Santa Teresa de Jesus


Compartilhe


Castelo Interior ou Moradas (Espiritualidade)





Após a morte de Santa Teresa, em 15 de outubro de 1582, o seu admirável carisma de Reformadora passou por vicissitudes que lhe ofuscaram o brilho, dando-lhe uma feição de aspereza e rigidez que não lhe pertence. Passados três séculos, o Espírito Santo suscitou-o renovado na alma de Santa Teresinha, em Lisieux, como estrela de primeira grandeza da Igreja.
Poe entre grandes provações, Santa Teresinha encontrou no amor o Absoluto, e foi direto ao essencial teresiano: a clausura e a comunidade, isto é, o silêncio e a caridade. Buscando a Deus no centro de sua alma, "naquele aposento mais íntimo", e na caridade fraterna, sem perder oportunidades, chegou ao heroísmo do rigor na penitência para salvar as almas, segundo o Evangelho e o carisma de Santa Teresa de Ávila.
Passado outro século, ao celebrarmos o IV centenário da morte da grande Reformadora, vemos Santa Teresa proclamada Doutora da Igreja por seu carisma e por sua doutrina, sancionados pelos documentos do Concílio Vaticano II, e ilustrados pela vivência de Santa Teresinha de Lisieux, proclamada padroeira das Missões.

Um castelo dividido em várias moradas foi a comparação que Santa Teresa utilizou no século XVI para descrever os sucessivos estágios que a alma percorre no seu caminho em direção a Deus. Este livro transmite a doutrina espiritual da reformuladora do Carmelo e, ao mesmo tempo, reflete sua experiência pessoal. As sete moradas da vida interior em que se divide a obra representam as etapas da santidade que o homem tem de alcançar até chegar à perfeição.

Religião e Espiritualidade

Edições (6)

ver mais
Castelo interior ou moradas
Castelo interior ou moradas
Castelo Interior ou Moradas
Livro das moradas

Similares

(3) ver mais
Imitação de Cristo
Caminho de Perfeição
Imitação de Cristo

Resenhas para Castelo Interior ou Moradas (8)

ver mais
Riquíssimo
on 23/9/20


Livro muito interessante e rico, porém tem uma linguagem um pouco difícil às vezes.... leia mais

Estatísticas

Desejam38
Trocam1
Avaliações 4.7 / 153
5
ranking 80
80%
4
ranking 15
15%
3
ranking 5
5%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Alisson Belizário
cadastrou em:
23/07/2017 20:24:55