Catatau

Catatau Paulo Leminski


Compartilhe


Catatau









A edição de Catatau, lançada pela Travessa dos Editores inclui comentários de críticos. O livro que Paulo Leminski trabalhou por oito anos foi publicado originalmente em 1975. O "romance-idéia" é um marco no tecido literário brasileiro.



O autor parte da hipótese: o que poderia vir a acontecer se René Descartes tivesse vindo ao Brasil durante as invasões holandesas no século 17? A partir de tal suposição, Leminski inseriu o personagem Renatus Cartesius em uma imaginária Recife com a seguinte tarefa: entender a realidade tupiniquim do ponto de vista de um racional com luneta e cigarro de maconha nas mãos. O resultado é uma imensa aventura pelo mundo da linguagem. Em Catatau não há certezas; há, sim, possibilidades.


Edições (5)

ver mais
Catatau
Catatau
Catatau
Catatau

Similares

(10) ver mais
Café pro Santo
Galáxias
Galáxias
Obra Completa

Resenhas para Catatau (5)

ver mais
Catatau
on 20/4/09


Ganhei o livro há quatro anos e confesso que sempre começava mas depois largava no meio. Minha teoria era de que Catatau deveria ser lido em um fôlego só. Quando percebi que jamais conseguiria ler dessa maneira, larguei mão e resolvi ler aos poucos, como pessoas normais fazem com os livros, sabe? De qualquer forma continuo achando que a experiência teria sido milhares de vezes mais legal se eu pudesse ler assim, e mais: ler em voz alta. Catatau é isso, uma experiência. Um “romance ide... leia mais

Estatísticas

Desejam97
Trocam1
Avaliações 4.2 / 80
5
ranking 50
50%
4
ranking 25
25%
3
ranking 24
24%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Anica
cadastrou em:
20/04/2009 07:51:45