Checklist

Checklist Atul Gawande


Compartilhe


Checklist


Como fazer as coisas benfeitas




Atul Gawande, cirurgião experiente e colunista da revista The New Yorker, se destacou ao escrever sobre os problemas e desafios da medicina moderna. Em Checklist, ele parte de relatos de cirurgias de risco para refletir sobre a forma como os profissionais lidam com a complexidade crescente de suas funções. Gawande faz uma distinção entre erros de ignorância (que acontecem porque não temos o conhecimento necessário para realizar algo) e erros de inépcia (que ocorrem quando não fazemos bom uso desse conhecimento). Ele afirma que as falhas evitáveis no mundo atual são do segundo tipo e, por meio de uma série de exemplos, mostra como as tarefas habituais dos cirurgiões e de outros especialistas se tornaram tão intrincadas que equívocos já são praticamente esperados. Para um problema complicado, nada como uma solução simples. O autor prova que podemos obter melhores resultados e encontrar saídas mais eficazes para quase todo tipo de dificuldade usando checklists. Ele explica como essas listas de verificação viabilizam algumas atividades complexas, de pilotar aviões de grande porte ou acompanhar o mercado de ações a construir arranha-céus. Por meio de pesquisas e conversas com os profissionais que mais utilizam esse recurso valioso, Gawande demonstra como o checklist evita desperdícios, erros graves e até catástrofes. Conta também de que maneira ele é aplicado em áreas inesperadas como futebol, teatro e música, e o que nós podemos fazer para tirar proveito desse método.
Checklist é uma análise impressionante da complexidade que cerca nossa vida e dos inúmeros benefícios que um procedimento tão corriqueiro pode trazer. Trata-se de uma leitura essencial para todos aqueles que querem mais produtividade, eficiência e segurança em suas atividades.

Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Checklist

Similares


Resenhas para Checklist (5)

ver mais
on 8/3/15


Gawande teve suas pesquisas financiadas pela Organização Mundial da Saúde para que encontrasse uma solução que diminuísse a porcentagem de mortes causadas por cirurgias malsucedidas, muita das vezes tratava-se de falibilidades evitáveis. O cirurgião estudou a possibilidade de implementar checklists para melhorar o programa de cirurgias da OMS. Ele analisou vários checklists, dentre eles alguns que evitam acidentes aéreos, que especificam atividades de construção, que são usados na ro... leia mais

Estatísticas

Desejam67
Trocam1
Avaliações 3.9 / 67
5
ranking 31
31%
4
ranking 40
40%
3
ranking 19
19%
2
ranking 7
7%
1
ranking 1
1%

53%

47%

MA
cadastrou em:
28/06/2011 13:34:19
eduardo b.
editou em:
20/04/2019 16:29:31