Cidade de Deus

Cidade de Deus Paulo Lins


Compartilhe


Cidade de Deus





Romance de estréia de Paulo Lins, Cidade de Deus foi publicado em 1997. Saudado pela crítica como uma das maiores obras da literatura brasileira contemporânea, o livro acompanha as transformações sociais por que passou o bairro carioca de Cidade de Deus - modelo do que aconteceu em todo o país. Quando, nos anos 90, o tráfico de drogas substitui a pequena criminalidade da década de 60, a violência se impõe e a guerra começa. Para redefinir a situação do lugar onde cresceu, Lins usa o termo "neofavela", em oposição à favela tradicional, aquela das rodas de samba e da malandragem romântica.

Cidade de Deus é baseado em fatos reais. Grande parte do material utilizado para escrevê-lo foi coletado durante os oito anos (entre 1986 e 1993) em que o autor trabalhou como assessor de pesquisas antropológicas desenvolvidas para os projetos "Crime e criminalidade no Rio de Janeiro" e "Justiça e classes populares", sob a coordenação de Alba Zaluar.

Para comemorar os dez anos de publicação do livro, a Companhia das Letras preparou esta edição com o texto original de Cidade de Deus e incluiu uma fortuna crítica com ensaios de Roberto Schwarz, Vilma Arêas e Eduardo de Assis Duarte.

Cidade de Deus teve os direitos de publicação vendidos para quinze países. Em 2002 foi adaptado para o cinema por Fernando Meirelles e imediatamente tornou-se um marco na cinematografia brasileira e internacional (o filme foi incluído na seleção oficial do Festival de Cannes).

Romance / Crime / Não-ficção / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (9)

ver mais
Cidade de Deus
Cidade de Deus
Cidade de Deus
Cidade de Deus

Similares

(7) ver mais
N/A
Os Ricos Também Morrem
Capão Pecado
Desde que o samba é samba

Resenhas para Cidade de Deus (28)

ver mais
Detalhes e mais vidas.
on 2/5/09


Diferente do filme, Paulo Lins consegue dirigir nosso "cenário imaginário" para uma CDD mais pobre e humilde que violenta. Entre pipas, lavadeiras, botecos, o livro tras o épico para o concreto e não o contrário. Fora isso, muitos, mas muitos mais personagens aparecem no livro, passageiros e pouco aprofundadas, porém honestos. Beijos e inté! ... leia mais

Vídeos Cidade de Deus (1)

ver mais
[RESENHA] Cidade de Deus

[RESENHA] Cidade de Deus


Estatísticas

Desejam247
Trocam33
Avaliações 4.1 / 1.147
5
ranking 41
41%
4
ranking 36
36%
3
ranking 19
19%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

41%

59%

Flor
cadastrou em:
14/09/2010 11:43:11