Cidadela

Cidadela Antoine de Saint-Exupéry


Compartilhe


Cidadela





Esta é a primeira tradução brasileira da edição integral de Cidadela, publicada em 1958 pela Gallimard.

"Cidadela" é a Obra Prima de Antoine de Saint-Exupéry.

Começou a ser escrita em 1936 e em 1944, quando o escritor e piloto foi abatido em voo sobre o Canal da Mancha, ainda não estava concluída.

A alguns amigos, Saint-Exupéry dizia que essa era sua Obra Póstuma, a outros dizia que estava "escrevendo um poema". Em 1943 contava com 913 páginas datilografadas. Durante seus voos, sempre levava um "cahier" - um caderno de notas, onde escrevia suas ideias, suas histórias e sobre filosofia.

A cabine de seu avião estava permanentemente cheia de papeis, notas, páginas, uma verdadeira bagunça literária, hábito adquirido na infância, quando sua mesa de estudo vivia entulhada de poemas, textos, ideias.

A forma em que o livro "A Cidadela" foi escrito é absolutamente única - por um lado, é um livro sobre a Filosofia da vida, sobre o amor, sobre o respeito ao indivíduo e à humanidade, sobre a busca do sublime, do mais elevado em cada um.

Como ele mesmo diz no livro: "só vale alguma coisa a vida que é trocada por algo superior a si", como as velhinhas que gastam a vista e a vida fazendo bordados para seu Deus, ou o jardineiro que troca sua vida pelas roseiras em flor.

Embora seja um livro em que Saint-Ex elabora toda sua Filosofia sobre a vida, o amor, a troca, o respeito, e sobre Deus, não é um "Compêndio Filosófico". Toda a narrativa se passa no deserto do Saara, onde fica A Cidadela, cercada de areias por todos os lados, e habitada por um povo de origem árabe.

A história é narrada na primeira pessoa. O Rei, ou O Líder, governa seu povo com ideais elevados, sempre aconselhando, sempre aprendendo, sempre refletindo sobre tudo que o cerca - o povo, as areias, os inimigos, o poço no oásis salvador.
É uma leitura poética, ao longo de quase 500 páginas. Um poema sem rimas, mas ainda assim um dos mais lindos poemas do século. E um dos mais importantes livros de Filosofia também.

Romance

Edições (6)

ver mais
Cidadela
Cidadela
Cidadela
Cidadela

Similares

(4) ver mais
Cidadela
Terra dos Homens
Vôo Noturno (Vol de Nuit)
Piloto de Guerra

Resenhas para Cidadela (3)

ver mais
Sacal ?
on 9/5/23


Sinceramente, eu achei um saco. Pior aínda é saber que o livro nunca foi concluído pelo autor, não passou pelo esmero de reescrita que marcou as obras de Saint-Exupéry, e mesmo assim foi publicado. Eu me pergunto se essa é uma atitude louvável, sabia? Falando como escritor, não sei até que ponto eu gostaria que uma obra minha incompleta fosse finalizada por uma terceira pessoa e então publicada. Algumas coisas, ao meu ver, devem ficar no lugar delas, no imaginário, talvez, em um lugar ... leia mais

Estatísticas

Desejam65
Trocam1
Avaliações 4.0 / 70
5
ranking 37
37%
4
ranking 36
36%
3
ranking 20
20%
2
ranking 6
6%
1
ranking 1
1%

31%

69%

Dora Cunha
cadastrou em:
18/03/2018 18:36:35

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR