Cinema e Economia Política

Cinema e Economia Política Alessandra Meleiro (Org.)


Compartilhe


Cinema e Economia Política


Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira Vol. II




Se a cultura pode ser ofertada no mercado, ainda que esta não seja a sua missão essencial, ela é também valorização - no sentido não-econômico - das potencialidades criativas de nações, povos e comunidades. Esta ambigüidade é ponto de partida das reflexões de todos os autores inseridos nesta coletânea. O foco é o cinema, mas o debate extrapola os contornos da mais comercial das artes.

Deparamo-nos com economistas preocupados em valorizar a cultura nacional por meio da indústria cinematográfica e com artistas interessados no fortalecimento do mercado de cinema no Brasil. Olhares invertidos? Ou o começo de uma disciplina interdisciplinar, interessada na produção de obras originais e viáveis economicamente, desde que o mercado possa ser regulado pelo Estado e este pela sociedade civil?

Cinema e Economia Política, que integra a coleção "A Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira", coordenada por Alessandra Meleiro, é a prova de que já se encontra preparado o terreno para a gestação de uma "economia política do audiovisual" no Brasil.

Os textos de Marco Farani, Edna dos Santos-Duisenberg, Alessandro Teixeira, César Bolaño e Anna Carolina Manso, Valério Cruz Brittos e Andres Kalikoske, Fábio Sá Earp e Rodrigo Guimarães e Souza, Marcos Alberto Sant'anna Bitelli, Isaura Botelho e Alexandre Barbosa permitem também constatar que este campo de conhecimento, além da interdisciplinaridade que lhe é intrínseca, não se esgota na reflexão, estando muito frequentemente associado à busca de novos caminhos para a ação política transformadora das relações econômicas e sociais.

Edições (1)

ver mais
Cinema e Economia Política

Similares

(4) ver mais
Cinema no Mundo: Indústria, política e mercado - Estados Unidos, Vol. IV
Cinema e Mercado
Cinema no Mundo - América Latina
Cinema e Políticas de Estado

Resenhas para Cinema e Economia Política (1)

ver mais
on 2/2/13


Dessa vez, a organizadora Alessandra Meleiro escalou mal o time. É erdade que não existe texto neutro nem desinteressado, mas a maioria dos autores reunidos em “Cinema e Economia Política – Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira Vol. II” (Escrituras, 2009) está longe de qualquer objetividade acadêmica. Então, o que fica é um bocado de wishful thinking e muita autopropaganda (nos casos flagrantes de Bitelli, competente como de hábito na arte de vender seu peixe por muito mai... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.7 / 7
5
ranking 14
14%
4
ranking 57
57%
3
ranking 14
14%
2
ranking 14
14%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Marcos Faria
cadastrou em:
01/04/2012 15:32:55

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR