Cinema Noir

Cinema Noir Marcia Ortegosa


Compartilhe


Cinema Noir


Espelho e Fotografia




"The Lady from Shangai" (1948) é um clássico noir. "Blade Runner" (1982) e "The Public Eye" (1992) revisitam e atualizam o noir. Os três filmes, núcleo do livro de Márcia Ortegosa, investigam o que está oculto, nas sombras. Juntam os fragmentos, os indícios na busca da revelação do que se esconde. Apresentam semelhantes processamentos de linguagem. Nessa cadeia de significações, chega-se ao outro, o espelho sígnico, resgatando as conotações e ambigüidades que a estética de sombra e luzes do noir propicia.

O noir é o próprio mundo sem centro, onde as ilusões do homem foram perdidas e será justamente nesse universo que a ficção irá se voltar para a ilusão, para a sedução ameaçadora, para a simulação e para a artificialidade lançada por todos esses jogos de espelhos. A fragilidade de todos esses reflexos, dos duplos e até das sombras, nos dá a sensação do caráter efêmero das coisas: da relatividade em fixar um sentido único.

Espelho e fotografia: dois modos de parar o tempo são metáforas da reflexão crítica, da "pensatividade". A fotografia, com o congelamento das imagens, rompe a velocidade do tempo. O espelho cria duplicatas, fragmentações. Através desses dois elementos estéticos, esse livro discute questões ligadas ao tempo, ao espaço e a representação. Numa abordagem metalinguística e intertextual este trabalho procura dialogar com as artes pictóricas, a literatura, a fotografia, o cinema e o universo fílmico, pensando as imagens num processo relacional, em constante atualização e espelhamento.

Artes / Cinema / Fotografia

Edições (1)

ver mais
Cinema Noir

Similares

(1) ver mais
Cinema Noir

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.3 / 4
5
ranking 25
25%
4
ranking 0
0%
3
ranking 50
50%
2
ranking 25
25%
1
ranking 0
0%

29%

71%

Cris Fassicolo
cadastrou em:
02/02/2012 09:16:42
Cioran E.
editou em:
01/12/2017 19:55:15

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR