Cinema Panopticum

Cinema Panopticum Thomas Ott


Compartilhe


Cinema Panopticum





A DarkSide® Books tem o prazer de apresentar pela primeira vez no Brasil o universo de sombras e histórias silenciosas do mestre Thomas Ott. Em Cinema Panopticum, os leitores são conduzido por uma jovem menina e sua curiosidade até uma cabine escura repleta de caixas com pequenos filmes. Thomas se apropria da mágica dos cinetoscópios, considerado o primeiro equipamento a conseguir capturar imagens em movimento e nos leva as origens do seu cinema ilustrado. Uma narrativa gráfica cativante, bela e aterradora.

O cinema que conhecemos não se aplica aqui. Em Cinema Panopticum o observador se torna o grande espetáculo e sob os olhos da eterna vigilância alheia aplaudimos o grotesco. É diante dessa dicotomia entre entretenimento e paranoia que se desenvolve a narrativa peculiar desta graphic novel.

O artista é um grande narrador visual acostumado à publicação de histórias curtas, domina o universo das sombras em um preto e branco único e fantasmagórico onde a ausência intencional de balões e recordatórios cria vozes em nossa mente capazes de manifestar no silêncio o verdadeiro espanto diante do horror.

No texto que acompanha a edição da DarkSide® Books, a pesquisadora Maria Clara Carneiro comenta a técnica de trabalho de Ott: “Seus desenhos parecem gravuras, em que as ranhuras pretas contribuem para esse ambiente lúgubre de suas histórias. Ele usa a técnica do scratchboard (ou carte à gratter): primeiro, faz o desenho em uma folha, o copia sobre o papel de riscar e, enfim, talha o papel escuro com um estilete, criando esse efeito rasgado, das pequenas linhas sobre a superfície”. Um verdadeiro assombro visual. Prontos para começar a sessão?

A DarkSide® Graphic Novel é uma expansão do universo sombrio e fantástico da editora, lar de Charles Burns, autor de Black Hole e Big Baby, e de quadrinistas de renome como Dave McKean, Nagabe, Junji Ito, Kate Evans, Emily Carroll, Danilo Beyruth, Bernie Wrightson, Joe Hill, Derf Backderf (de Meu Amigo Dahmer), entre outros. Se você é fanático pela arte sequencial, prepare-se para se surpreender novamente com sua velha paixão. Os que não têm o hábito de ler hqs, não vão se arrepender. Quem aposta no escuro com a DarkSide® costuma virar fã.

HQ, comics, mangá

Edições (1)

ver mais
Cinema Panopticum

Similares


Resenhas para Cinema Panopticum (3)

ver mais
Um quadrinho de contemplação
1 week, 3 days ago


Eu amei a arte e a técnica utilizada para criar as imagens do quadrinho! Se fosse analisar só as imagens seria 5 estrelas, mas eu senti falta de um contexto maior e o final aberto não é ruim, só que se tivesse uma imagem extra de epílogo (pra da um gostinho do que a garota viu no último filme) ia ficar perfeito. O quadrinho é de horror psicológico e ele cumpre o papel de deixar a gente apreensivo. Eu ficaria muito feliz em ver os originais de perto porque o traço do autor é realmente ... leia mais

Estatísticas

Desejam20
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 55
5
ranking 58
58%
4
ranking 35
35%
3
ranking 7
7%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

42%

58%

Bia Bulgarelli
cadastrou em:
14/09/2021 10:14:04
Ariela
editou em:
18/09/2021 12:17:16

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR