Cinema Panopticum

Cinema Panopticum Thomas Ott


Compartilhe


Cinema Panopticum





A DarkSide® Books tem o prazer de apresentar pela primeira vez no Brasil o universo de sombras e histórias silenciosas do mestre Thomas Ott. Em Cinema Panopticum, os leitores são conduzido por uma jovem menina e sua curiosidade até uma cabine escura repleta de caixas com pequenos filmes. Thomas se apropria da mágica dos cinetoscópios, considerado o primeiro equipamento a conseguir capturar imagens em movimento e nos leva as origens do seu cinema ilustrado. Uma narrativa gráfica cativante, bela e aterradora.

O cinema que conhecemos não se aplica aqui. Em Cinema Panopticum o observador se torna o grande espetáculo e sob os olhos da eterna vigilância alheia aplaudimos o grotesco. É diante dessa dicotomia entre entretenimento e paranoia que se desenvolve a narrativa peculiar desta graphic novel.

O artista é um grande narrador visual acostumado à publicação de histórias curtas, domina o universo das sombras em um preto e branco único e fantasmagórico onde a ausência intencional de balões e recordatórios cria vozes em nossa mente capazes de manifestar no silêncio o verdadeiro espanto diante do horror.

No texto que acompanha a edição da DarkSide® Books, a pesquisadora Maria Clara Carneiro comenta a técnica de trabalho de Ott: “Seus desenhos parecem gravuras, em que as ranhuras pretas contribuem para esse ambiente lúgubre de suas histórias. Ele usa a técnica do scratchboard (ou carte à gratter): primeiro, faz o desenho em uma folha, o copia sobre o papel de riscar e, enfim, talha o papel escuro com um estilete, criando esse efeito rasgado, das pequenas linhas sobre a superfície”. Um verdadeiro assombro visual. Prontos para começar a sessão?

A DarkSide® Graphic Novel é uma expansão do universo sombrio e fantástico da editora, lar de Charles Burns, autor de Black Hole e Big Baby, e de quadrinistas de renome como Dave McKean, Nagabe, Junji Ito, Kate Evans, Emily Carroll, Danilo Beyruth, Bernie Wrightson, Joe Hill, Derf Backderf (de Meu Amigo Dahmer), entre outros. Se você é fanático pela arte sequencial, prepare-se para se surpreender novamente com sua velha paixão. Os que não têm o hábito de ler hqs, não vão se arrepender. Quem aposta no escuro com a DarkSide® costuma virar fã.

HQ, comics, mangá

Edições (1)

ver mais
Cinema Panopticum

Similares

(2) ver mais
A Floresta

Resenhas para Cinema Panopticum (70)

ver mais
CINEMA PANOPTICUM
on 19/7/22


Literatura sueca, gráfica e de horror silencioso. O autor utiliza a metalinguagem visual para contextualizar e dar coerência em sua narrativa sequenciada e autoexplicativa. O livro traz o conceito do cinetoscópio, equipamento pioneiro capaz de registrar imagens em movimento, predecessor do projetor de cinema. Logo, toda a narrativa se resume a esses enquadramentos, trabalhando a semiótica e exigindo do leitor, o uso de uma leitura imagética, uma vez que, os quadros são isentos de qualq... leia mais

Estatísticas

Desejam54
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 455
5
ranking 49
49%
4
ranking 40
40%
3
ranking 9
9%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

35%

65%

Bia Bulgarelli
cadastrou em:
14/09/2021 10:14:04
Leandro
editou em:
29/01/2023 19:36:07