Civilização em Transição

Civilização em Transição Carl Gustav Jung


Compartilhe


Civilização em Transição (Obra Completa de C.G.Jung #10/3)


Civilização em Mudança




Contracapa:

Este livro reúne os capítulos I-VIII, XVI-XVII e XXII-XXIV do volume 10 da Obra Completa de C.G.Jung. Os demais capítulos encontram-se publicados em três outros livros: Presente e Futuro, Aspectos do Drama Contemporâneo e Um Mito Moderno Sobre as Coisas Vistas no Céu.

O trabalho de abertura "Sobre o inconsciente" foi escrito em 1918. Nele expõe a teoria de que o conflito na Europa daquela época, considerado apenas do ponto de vista materialista, era, na verdade, uma crise psicológica que tinha sua origem no inconsciente coletivo dos indivíduos, influenciando grupos e nações. Seguem, depois, vários ensaios sobre a conjuntura da época e principalmente sobre a relação do indivíduo com a sociedade. Foram escritos nos anos entre as duas grandes guerras e desenvolvem os temas abordados no ensaio de abertura; tratam da descoberta dos pressupostos inconscientes e da importância do autoconhecimento que torna o indivíduo capaz de se afirmar diante das pressões sociais.

Os capítulos sobre o bem e o mal e sobre a função psicológica da consciência são importantes e indispensáveis para se entender a concepção de Jung, que afirma ser a crise da civilização uma crise sobretudo moral. Também os capítulos que narram a visita de Jung aos Estados Unidos e à Índia são interessantes do ponto de vista dos conceitos de raça, cor, sociedade etc.

Orelha:

O volume 10 da Obra Completa de C.G.Jung é dedicado a estudos reunidos sob o título de "Civilização em Mudança", e contém uma série de trabalhos muito interessantes, dentre os quais "Sobre o inconsciente", de 1918, que fala da crise cultural da Europa como sendo uma crise psicológica, inconscientemente coletiva; dois escritos sobre a Índia, de 1939, textos como "Wotan" e "Depois da Catástrofe", que só estavam disponíveis em edições muito antigas, nas quais Jung quis explicar a si mesmo e ao mundo o fenômeno do nacional-socialismo e onde cunhou o conceito de Culpa Coletiva. O volume inclui ainda o trabalho publicado pela primeira vez em 1957, "Presente e futuro", e o mais longo de todos, "Um mito moderno", em que analisa o medo que as pessoas têm dos "discos voadores" e o fascínio que sobre elas exercem as "coisas vistas do céu". Partindo de seus conhecimentos como médico e psicólogo, Jung toma posição diante dos fenômenos de seu tempo que o preocupavam pessoalmente e a muitas outra pessoas. Levanta-se também em defesa do indivíduo contra o obscurecimento da consciência através da imediatez de um inconsciente que não tolera nenhuma explicação consciente ou conscientizadora. Todos os modelos de organização social são questionados sobre o modo de se comportarem com relação ao indivíduo e ao ser humano como pessoa.

C.G.Jung nasceu em Kesswil, Suíça, em 1875. Formou-se em Medicina em 1900, na Universidade da Basileia. Foi assistente e depois colaborador de Eugen Bleuler na Clínica Psiquiátrica de Zurique. Foi colaborador próximo de Sigmund Freud, de quem afastou-se anos mais tarde. Teve uma brilhante carreira intrectual em cujos escritos se revela a grandeza de um dos mais influentes pensadores do século XX. Jung morreu em 1961, na cidade de Küsnacht, aos 85 anos.

Psicologia

Edições (2)

ver mais
Civilização em Transição
Civilização Em Transição

Similares

(18) ver mais
O Retorno da Deusa
Presente e Futuro
A Vida Simbólica
O Espírito na Arte e na Ciência

Resenhas para Civilização em Transição (1)

ver mais
Civilização em Transição
on 12/5/23


Jung é um grande mestre das artes da psique. Foi um gênio incomensurável. Suas ideias ainda são modernas e raros são os que ousaram tocar-las para tentar se compreender.... leia mais

Estatísticas

Desejam16
Trocam2
Avaliações 4.4 / 17
5
ranking 53
53%
4
ranking 35
35%
3
ranking 12
12%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Luc
cadastrou em:
18/06/2011 12:36:14
Marco
editou em:
04/04/2018 20:44:17

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR