Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto


Compartilhe


Clara dos Anjos


de Lima Barreto




Último romance escrito por Lima Barreto, tendo sido publicado postumamente, Clara dos Anjos é também o livro que condensa grande parte das preocupações que rondaram a obra do autor. Lá estão o subúrbio carioca, as questões raciais, as diferenças de classe e a modernização do Rio de Janeiro no início do século XX.
Clara dos Anjos é uma mulata pobre do subúrbio, filha do carteiro João dos Anjos e de Engrácia, uma mulher “sedentária e caseira”. Por meio de amigos do pai, Clara conhece Cassi Jones, malandro de família mais abastada e notório galanteador. A despeito dos alertas de seu padrinho - que será brutalmente assassinado -, Clara inicia uma relação com Cassi.
A partir desse encontro fadado à tragédia, Lima coloca o leitor dentro de um jogo de tensões de classe, sedução e preconceito. Ao mesmo tempo, traça um rico e minucioso panorama do cotidiano nos subúrbios do Rio, com suas tristezas e mazelas, mas também como local onde a vida da cidade acontece.
Nesta adaptação para os quadrinhos, os subúrbios saltam literalmente à vida, no magistral traço de Lelis. Apoiado em fotografias e gravuras, Lelis recriou de maneira fiel o ambiente de Clara dos Anjos, além de emprestar agilidade e drama à história. E Wander Antunes, que adaptou o texto de Lima Barreto, soube captar e condensar a intensidade da trama, sem perder o que ela tem de mais forte.

Edições (1)

ver mais
Clara dos Anjos

Similares

(8) ver mais
Fogo Morto
Eles Não Usam Black-Tie
A Última Quimera
Recordações do Escrivão Isaías Caminha

Resenhas para Clara dos Anjos (0)

ver mais
Edição em HQ (Quadrinhos na Cia)
on 24/4/20


Assim como acontece no romance, a HQ deixa em evidência o protagonismo de Cassi Jones, que só não rouba o título do livro, mas praticamente o torna sua história, de malandro, corruptor, explorador e cafajeste. Clara dos Anjos é só mais uma de suas vítimas, numa história que ilustra a sociedade que explora, marginaliza, é interesseira, tem preconceitos, injustiças e impunidades. O sujeito tramou até a morte de quem se mostrava contrário a realização de seus objetivos, a sedução de Cla... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam2
Avaliações 3.7 / 32
5
ranking 16
16%
4
ranking 47
47%
3
ranking 28
28%
2
ranking 9
9%
1
ranking 0
0%

33%

67%

leituras2012
cadastrou em:
16/06/2012 23:55:56