Código Pedagógico dos Jesuítas

Código Pedagógico dos Jesuítas Companhia de Jesus...


Compartilhe


Código Pedagógico dos Jesuítas


Ratio Studiorum da Companhia de Jesus [1599] - Regime escolar e curriculum de estudos




Em 1599, na Ratio Studiorum, documento orientador da pedagogia jesuíta, determinou-se que os professores deveriam ser bem tratados para que pudessem ensinar bem!
Lendo as recomendações feitas nesta obra, redigida no final do século XVI, torna-se claro que as normas pedagógicas dos jesuítas poderiam ajudar, com amplo proveito, a decidir as políticas e medidas educativas de hoje.

A Ratio Studiorum é conside­rada a bíblia peda­gógica dos Jesuítas e o segredo do seu extraordi­nário sucesso no plano da forma­ção.
Esta obra, traduzida nas mais diversas lín­guas onde a Companhia de Jesus instalou a sua rede multi­nacional de colégios, desde o Brasil até ao Extremo-Oriente, influen­ciou a revolução edu­cativa da época moderna com a marca dos Jesuítas, até aos nossos dias.
É um documento absolutamente incontornável da História da Educação e ainda hoje, apesar das actualizações a que foi sujeita em relação à sua versão original de 1599, continua a ser uma fonte de inspiração paradigmática, sempre revisitada por todos os que se interessam pela educação e se dedicam a essa nobre actividade.

Edições (1)

ver mais
Código Pedagógico dos Jesuítas

Similares

(23) ver mais
Diálogo sobre a conversão do Gentio
Os Jesuítas
Os Jesuítas
A sabedoria dos jesuítas para (quase) tudo

Estatísticas

Desejam3
Trocam1
Avaliações 3.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 100
100%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

André
cadastrou em:
03/03/2013 04:49:42

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR