Combatentes da paz

Combatentes da paz Jayme Fernandes Ribeiro


Compartilhe


Combatentes da paz


Os Comunistas Brasileiros e as Campanhas Pacifistas dos Anos 1950




Os estudos sobre o PCB no início da década de 1950 centram a atuação partidária nos princípios do Manifesto de Agosto, que propunha a revolução imediata com a formação de um exército revolucionário. No entanto, na mesma época, o PCB adotava em seu programa o desarmamento atômico e a luta pela paz mundial: nas Campanhas pela Paz, os militantes comunistas corriam de porta em porta, nas ruas e na praça pública, recolhendo assinaturas pela proibição das armas atômicas, contra a OTAN e reivindicando o desarmamento geral.

Jayme Fernandes Ribeiro percorre um verdadeiro labirinto de fontes e depoimentos, convidando o leitor a compreender as crenças, ideias e motivações dos comunistas nacionais que, mesmo sob o cerco e perseguição da polícia política, lutavam pela paz mundial e pelo desarmamento nuclear. Abordando um tema inédito e original, Combatentes da paz mostra que o duplo movimento ( pela guerra e pela paz) do PCB não era contraditório, e contribui para iluminar um relevante capítulo da História do partido comunista brasileiro – e do nosso país.

História do Brasil / Política

Edições (1)

ver mais
Combatentes da paz

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
31/12/2021 14:56:24
Carlos.Eduardo
editou em:
31/12/2021 14:56:47

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR