Como o racismo criou o Brasil

Como o racismo criou o Brasil Jessé Souza


Compartilhe


Como o racismo criou o Brasil





O tema do racismo é reconstruído desde o início da civilização ocidental até nossos dias, de modo a permitir uma compreensão fundamental: a de que todo processo de desumanização e animalização do outro assume as formas intercambiáveis de racismo cultural, de gênero, de classe e de raça.

Perceber as diferentes facetas do racismo possibilita não se deixar fazer de tolo, por exemplo, quando o racismo racial assume outras máscaras para fingir que se tornou guerra contra o crime, como se a vítima não fosse sempre negra, ou luta contra a corrupção, usada contra qualquer governo popular no Brasil que lute pela inclusão de negros e pobres.

Apenas uma abordagem multidimensional permite efetivamente perceber como o racismo racial sempre esteve no comando da iniquidade da sociedade brasileira, da escravidão até hoje. Ao desvendar todas as máscaras de que o afeto racista se recobre para continuar vivo fingindo que morreu, podemos enfim perceber o racismo racial como a verdadeira causa de todo o atraso social, econômico e político do Brasil.

Este livro veio para levar a outro patamar de sofisticação teórica a discussão sobre o racismo no Brasil e para jogar luz sobre todo o ódio e todo o ressentimento social com que nos deparamos hoje em dia. O debate está posto!

Literatura Brasileira / Política / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Como o racismo criou o Brasil

Similares

(8) ver mais
A Elite do Atraso
A elite do atraso
A classe média no espelho
A Tolice Da Inteligência Brasileira

Resenhas para Como o racismo criou o Brasil (7)

ver mais
on 10/10/21


116°Livro: Como o racismo construiu o Brasil, Jessé Souza Jessé é um dos intelectuais que mais gosto de ler, infelizmente os seus livros em uma grande carga reflexiva, são comprovadas na prática, no habitus da classe média brasileira. Neste livro, o autor parte da sociologia de Weber e também de Pierre Bourdieu, para demonstrar o quanto castas raciais moldaram ( e ainda modelam) a sociedade brasileira. Logo no começo, o autor faz uma crítica profunda vários intelectuais que estão na m... leia mais

Estatísticas

Desejam17
Trocam1
Avaliações 4.3 / 27
5
ranking 52
52%
4
ranking 33
33%
3
ranking 15
15%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

32%

68%

Rafaela
cadastrou em:
20/08/2021 12:44:23
Pri Paiva
editou em:
13/09/2021 11:59:12
Pri Paiva
aprovou em:
13/09/2021 11:59:37

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR