Como se você comesse uma pedra

Como se você comesse uma pedra W. L. Tochman


Compartilhe


Como se você comesse uma pedra (Biblioteca Antagonista)





«Milhares de comunicados, reportagens, exposições, livros, álbuns, documentários e filmes de ficção sobre a guerra da Bósnia foram produzidos. Mas, quando a guerra acabou (ou, como julgam alguns, ficou interrompida por algum tempo), os repórteres embalaram suas câmeras e imediatamente partiram para outras guerras.»

Desde 1996, a antropóloga Ève Klonowski passa seus dias e suas noites se recuperando e tentando identificar os restos dos desaparecidos na Bósnia. É assim que ela pode, então, devolvê-los a seus familiares, que se sentem quase felizes por poderem enterrar seus entes queridos.

Passados dez anos da guerra e da limpeza étnica, o autor nos brinda com um depoimento emocionante. Mediante o destino cruzado de várias mulheres corajosas e admiráveis, ele evoca, de maneira oposta à mídia sensacionalista, os traumas e as feridas de um passado que continua presente.

O talento do autor e sua sensibilidade excepcional tornam este documento universal e contundente. Será que algo pode nos justificar e tirar dos nossos ombros o fardo da culpa e da vergonha? Talvez apenas a ignorância…

Tochman descreve aqui tudo o que a crueldade engendrou. Revela o medo dos executores e das vítimas, sendo o dos executores ainda maior do que aquele das vítimas. Apresenta indivíduos e famílias, criando assim uma imagem da sociedade. A leitura deste livro é fundamental. Trata-se de um relato limpo, sem palavras desnecessárias.

Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Como se você comesse uma pedra

Similares

(1) ver mais
Hoje vamos desenhar a morte

Resenhas para Como se você comesse uma pedra (0)

ver mais
Homo lupus

“Como se você comesse uma pedra”, de W. L. Tochman, é uma publicação da Editora Âyiné, com os usuais bom conteúdo, bela capa e preço alto. Mas, nesse caso, vale também a recomendação: vale cada centavo de seu suado dinheirinho. É possível resumir o livro em poucas palavras (os relatos das atrocidades cometidos na Guerra da Bósnia), mas é impossível resumir aqui os horrores cometidos por seres humanos contra seus semelhantes. E, para isso, deveria haver outro nome, outra classificaç... leia mais

Estatísticas

Desejam9
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 11
5
ranking 73
73%
4
ranking 18
18%
3
ranking 9
9%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

31%

69%

Jenifer
cadastrou em:
03/10/2019 10:12:53

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR