Como um Romance

Como um Romance Daniel Pennac


Compartilhe


Como um Romance


Colecção Pequenos Prazeres




É sobejamente conhecido o desgosto com que os pais preocupados com a formação dos filhos costumam registar a inapetência destes para a leitura. Daniel Pennac, romancista, professor e pai de família, descreve neste ensaio cheio de humor, todas as perplexidades que usualmente assaltam os diversos intervenientes neste processo de conflitos surdos, temores, bloqueios e teimosias.

Acima de tudo, conforme se sublinha no presente livro, a leitura tem de ser um prazer e os leitores de hoje devem usufruir de alguns direitos inalienáveis.

Como Um Romance é assim uma obra profundamente original, onde, de uma forma ao mesmo tempo divertida e muito séria, se aborda aquela que é porventura a questão central de que dependem o destino do livro e da cultura tal como a temos entendido tradicionalmente.

Como Um Romance liderou durante vários meses a lista dos livros mais vendidos em França e o seu impacto originou que se falasse mesmo do "fenómeno Pennac".


|...| Um livro sobre o amor aos livros

Daniel Pennac é um apaixonado pela leitura, e o livro é uma espécie de declaração de amor ao acto de ler, além de um excelente guia para pais e professores sobre como aproximar crianças e jovens da leitura.

Aos pais, Pennac recomenda com um entusiasmo comovente a manutenção do precioso vínculo de intimidade que se pode criar quando contam histórias para as suas crianças - mesmo quando elas já sabem ler.
Aqui fica um excerto do livro no que toca a esta questão:

?(...)aquele ritual da leitura, toda noite, à sua cabeceira, quando ele era pequeno - hora certa e gestos imutáveis - tinha um pouco de prece. (...) Sim, a história lida cada noite preenchia a mais bela das funções da prece, a mais desinteressada, a menos especulativa e que não diz respeito senão aos homens, o perdão das ofensas. (...) um retorno ao único paraíso válido: a intimidade. Sem saber, descobríamos uma das funções essenciais do conto e, mais amplamente da arte em geral, que é impor uma trégua ao combate entre os homens.

Uma questão, entre muitas outras, se pode levantar, num tempo em somos tão solicitados pela imagem mediática e pelos media: onde arrumar tempo para ler?
A opinião de Pennac:
?A partir do momento em que se coloca o problema do tempo para ler, é porque a vontade não está lá. Porque, se pensarmos bem, ninguém jamais tem tempo para ler. Nem pequenos, nem adolescentes, nem grandes. A vida é um entrave permanente à leitura.
(...) O tempo para ler é sempre um tempo roubado. (Tanto como o tempo para escrever, aliás, ou o tempo para amar.).
Roubado a quê?
Digamos, à obrigação de viver.
(...) O tempo para ler, como o tempo para amar, dilata o tempo para viver.
(...) Eu nunca tive tempo para ler, mas nada, jamais, pôde me impedir de terminar um romance de que eu gostasse.
A leitura não depende da organização do tempo social, ela é, como o amor, uma maneira de ser.

Talvez a questão a colocar, a mais pertinente, não seja se tenho ou não tempo para ler, mas se tenho vontade de oferecer esse presente para mim. Um presente que vai contribuir para o meu desenvolvimento integral, para o conhecimento, para a satisfação interior,... para a minha felicidade.
Organizar o tempo para a leitura também faz parte da arte de saber viver.

Ensaios / Não-ficção

Edições (4)

ver mais
Como um romance
Como um romance
Como um Romance
Como Um Romance

Similares

(73) ver mais
A Importância do Ato de Ler
10 Livros que Abalaram Meu Mundo
No Mundo dos Livros
No bosque do espelho

Resenhas para Como um Romance (35)

ver mais
Tunel do Tempo
on 30/5/13


Resenha feita em 10/2010 (ocasião da leitura) Por me encontrar de dieta literária estou seguindo na direção de livros de poucas páginas e , assim sendo, a sugestão da minha amiga Paulinha ( para que eu lesse "Como um Romance" do escritor Daniel Pennac) foi de pronto acatada. Sobre o assunto abordado no livro, vou me limitar a dizer que ele trata do desinteresse dos jovens pelos livros, já que sempre me vejo tentada a comentar o que senti durante à leitura a fazer uma rese... leia mais

Vídeos Como um Romance (1)

ver mais
Como um romance, de Daniel Pennac. Sobre formação de leitor.

Como um romance, de Daniel Pennac. Sobre form


Estatísticas

Desejam144
Trocam2
Avaliações 4.2 / 462
5
ranking 47
47%
4
ranking 33
33%
3
ranking 17
17%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

19%

81%

orffeus
cadastrou em:
22/05/2009 07:03:54