Se há algo de incorreto em dizer que a comunicação é o quarto poder, é que ela não é o quarto, mas o primeiro. De fato, não há fenômeno atual tão abrangente, penetrante e decisivamente influente como os Meios de Comunicação Social. Desde as primeiras relações microssociais que se dão na família, nos grupos, nas escolas, até aos grandes acontecimentos macrossociais, como eleições política nacional, reformas econômicas, conflitos mundiais... tudo passa pela comunicação e tudo é afetado de maneira profunda e essencial por esse fator decisivo.
A universidade não pode estar ausente dessa realidade crucial se quiser cumprir com sua missão primeira, que é ser consciência crítica e pensante duma nação. É por isso que os autores deste livro decidiram investir na compreensão deste fenômeno e na detectação dos mecanismos ocultos que levam a situações de alienação e exploração de grande parte de nossa população.
Entre os mecanismos mais eficientes e poderosos usados pelos Meios de Comunicação Social, situam-se os relacionados à criação de ideologias, formação de consciência e manipulação da linguagem. Esses processos podem ser considerados como objeto específico de estudo da Psicologia Social. É por isso que o presente livro parte da análise das várias teorias em Psicologia Social e mostra como as contribuições científicas baseadas nesses estudos podem contribuir tanto para revelar a dominação e o controle exercidos sobre as pessoas (papel de denúncia), como para a superação dessas situações (papel de anúncio e libertação). Não se assume, pois, uma postura neutra, que se julga impossível, mas uma atitude comprometida numa linha de conhecimento e descoberta da verdade que liberta.
Os trabalhos fornecem uma excelente contribuição para a compreensão dos elementos essenciais das principais teorias em Psicologia Social e de como essas teorias podem ser aplicadas a uma situação concreta - a comunicação. É uma obra indispensável para os vários cursos de Comunicação Social, Psicologia Social, Sociologia, Política, Educação, etc.
Comunicação / Marketing e Publicidade / Psicologia