A obra busca compreender o impacto de uma sociabilidade estruturada e ambientada pela mídia, característica marcante da contemporaneidade, sobre a atividade política. Ele é o resultado da pesquisa "Novas Configurações da Política na Idade Mídia" desenvolvida pelo autor com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq.
A idéia central do trabalho é analisar as transformações acontecidas na política, cujas instituições, atores, valores, etc, em boa medida, foram constituídos na modernidade. Nessa perspectiva o livro estuda as novas espacialidades assumidas pela política contemporânea, quando a tela configura-se como um novo espaço da disputa política, que passa a ocupar um lugar cada vez mais significativo em comparação com os espaços geográficos, lugares por excelência da política moderna.
As adequações exigidas para a realização da política nessas novas espacialidades são temas analisados no livro, através do enfrentamento de questões como a espetacularização da política. As disputas e complementariedades de poderes entre o campo midiático e o político, as novas estratégias político-midiáticas, as transformações acontecidas no processo eleitoral são outras temáticas debatidas no livro, que traz ainda um panorama dos estudos de comunicação e política no mundo e, em especial, no Brasil e sugere uma bibliografia fundamental sobre o assunto.