A expressão comunicação pública é utilizada com múltiplos significados, dependendo do país, do autor e do contexto. Este livro tem o intuito de capturar e analisar esta diversidade e tornar possível depreender que fazer comunicação pública é assumir a perspectiva cidadã na comunicação envolvendo assuntos de interesse coletivo. O campo da comunicação pública tratado nesta obra pretende incluir cidadão, sistema midiático, aparato estatal, partidos políticos, terceiro setor e empresas privadas. Pro fissionais, pesquisadores e intelectuais de diferentes formações buscam apresentar não apenas os conceitos básicos do tema, como também sua relação com comunicação organizacional, cidadania, direito, relações públicas, gestão pública, publicidade, marketing, imprensa e política, assim como apresentar formas de aplicar estes conceitos no dia a dia profissional. O livro visa concretizar a intenção dos autores de tornar comunicação pública tema de referência não apenas no ensino, mas também na prática profissional. Na busca da qualificação do conteúdo, a presente edição pretende incorporar um capítulo sobre uma proposta geral de comunicação pública.