Condições nervosas

Condições nervosas Tsitsi Dangarembga


Compartilhe


Condições nervosas





Condições nervosas, da zimbabuense Tsitsi Dangarembga, foi publicado pela primeira vez em 1988, no Reino Unido, com o título de Nervous conditions. É a história da uma família Shona, durante o período pós-colonial, no Zimbábue (Rodésia, antes da independência).

A obra é narrada em primeira pessoa por Tambudzai, ou Tambu, uma menina shona que vive com a família em uma propriedade comunitária nos arredores de Umtali, no Zimbábue. Ela inicia sua narração rememorando a informação chocante de que não se sentira triste quando o irmão morreu, e passa a explicar como o falecimento de Nhamo moldou a mulher em quem ela se tornou, pois possibilitou que ela estudasse e abrisse seus horizontes para o mundo.

– Obra vencedora do prêmio Commonwealth Prize for Africa, de 1989.

– Classificada entre os 12 primeiros livros no ranking dos 100 Melhores Livros Africanos do Século XX.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Condições nervosas

Similares


Resenhas para Condições nervosas (5)

ver mais
O título do livro de Dangarembga remete a um termo criado pelo psiquiatra martinicano Frantz Fanon (1925-1961) para explicar a condição do colonizado: A condição de nativo é uma condição nervosa. A história gira em torno de uma menina que só pode realizar o sonho de ir à escola porque seu irmão mais velho morreu. Antes, todo o dinheiro da família era destinado ao pagamento das taxas escolares do irmão e, além disso, por que uma menina deveria estudar? Você pode cozinhar livros e dar pa... leia mais

Estatísticas

Desejam27
Trocam1
Avaliações 4.2 / 22
5
ranking 39
39%
4
ranking 48
48%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

13%

88%

Jenifer
cadastrou em:
29/10/2019 17:27:20