Contos completos, fábulas & crônicas decorativas

Contos completos, fábulas & crônicas decorativas Fernando Pessoa


Compartilhe


Contos completos, fábulas & crônicas decorativas





Além de sua produção heteronímica, Fernando Pessoa deixou inédita uma soma de textos e fragmentos ainda hoje não quantificada nem catalogada na sua totalidade, destinada aos mais variados projetos. Em vida, o poeta dispersou, por jornais e revistas, um conjunto de ficções narrativas marcadas pelo humor, pela inteligência, pelo absurdo e pela ironia, agora reunidas em volume, acrescidas de três inéditos.

Contos completos, fábulas & crônicas decorativas foi organizado pelo escritor angolano Zetho Cunha Gonçalves, que teve acesso aos manuscritos originais do espólio do autor que se encontram na Biblioteca Nacional de Portugal. Ele reúne os contos produzidos por Pessoa ― todos eles acabados, revistos e dados à estampa pelo autor ―, assim como algumas traduções de textos do mesmo gênero literário, escritos por O. Henry, um admirável “drama estático” e uma sequência de seis narrativas que Pessoa intitulou de Fábulas para as nações jovens, transcritas diretamente dos originais. Entre as raridades do volume há um texto publicitário que Pessoa produziu para uma marca de tintas automotivas, seu projeto de “crônicas decorativas”, das quais uma é inédita, que figuram ao lado de contos consagrados como O banqueiro anarquista ou A origem do conto do vigário.

Contos / Crônicas / Fábula / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Contos completos, fábulas & crônicas decorativas

Similares


Resenhas para Contos completos, fábulas & crônicas decorativas (4)

ver mais
on 10/7/20


Nunca tinha lido Fernando Pessoa. Foi interessante a título de conhecimento mas não faz meu estilo.... leia mais

Estatísticas

Desejam31
Trocam1
Avaliações 3.8 / 23
5
ranking 22
22%
4
ranking 48
48%
3
ranking 30
30%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

26%

74%

Arthur Magnum Mariano
cadastrou em:
20/10/2018 14:23:28

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR