Contos dos Orixás

Contos dos Orixás

Compartilhe


Contos dos Orixás





Em um tempo antigo, deuses e heróis caminharam entre os homens. Travaram batalhas com furor, ensinaram a curar e lidar com a terra, o ferro e o fogo, reinaram e amaram com a mesma intensidade. Alguns desceram do luminoso Orum para realizar seus destinos, enquanto outros nasceram no Aiyê e pelos grandes feitos se tornaram Orixás, marcando para sempre a história de dois continentes.
_

Os "Contos dos Orixás" são parte de um projeto que adapta os mitos e lendas sobre as divindades provenientes da África Ocidental, através das Histórias em Quadrinhos, dentro de uma linguagem artística, ao mesmo tempo em que busca respeitar as tradições.

O início da jornada deu-se a partir de uma convergência de paixões. A primeira delas, pelo legado das civilizações africanas que moldaram minha terra de origem, a Bahia e sua ancestralidade, representadas aqui pelos Itan, conjunto de narrativas ligadas aos Orixás, arquétipos milenares de força, coragem e sabedoria.

Localizados na atual Nigéria, e partes do Benin e do Togo, os Yorubá são uma das mais tradicionais civilizações existentes e sua descendência, através da terrível diáspora, difundiu parte dos saberes para o Brasil e Cuba, originando religiões como o Candomblé, a Santeria e a Umbanda, enquanto que, no campo da arte, inspiraram centenas de livros, canções, pinturas e monumentos.

_

Link Catarse: https://www.catarse.me/contos_dos_orixas_pre_venda

HQ, comics, mangá / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Contos dos Orixás

Similares

(40) ver mais
Mitologia dos Orixás
Orixás: Do Orum ao Ayê
Lendas Africanas dos Orixás
O Livro da Morte

Resenhas para Contos dos Orixás (5)

ver mais
on 26/4/20


Há uma enorme necessidade de criação de histórias baseadas em outras culturas que não a europeia ou a americana. Se formos parar para pensar pouco conhecemos as lendas dos vários povos existentes no continente africano ou sequer os mitos indígenas no Brasil. Hugo Canuto se propôs a divulgar histórias tendo orixás como personagens e conseguiu um resultado bem curioso. Adotando uma abordagem claramente inspirada nos trabalhos de Jack Kirby na Marvel, ele nos coloca diante de figuras como... leia mais

Estatísticas

Desejam49
Trocam1
Avaliações 4.4 / 73
5
ranking 56
56%
4
ranking 38
38%
3
ranking 4
4%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

49%

51%

Raphael
cadastrou em:
23/11/2018 04:31:05