Contos Folclóricos Africanos

Contos Folclóricos Africanos Elphinstone Dayrell...


Compartilhe


Contos Folclóricos Africanos #1


Literatura Livre




A África é o berço da civilização e essa seleção de contos celebra sua cultura e influência, tão ricas e diversificadas quanto o próprio continente. Na África setentrional, as histórias de sultões e seres mágicos deixam entrever a influência moura; nas verdejantes florestas do Congo, sociedades de animais cuja inteligência sobrepuja à do ser humano; nas ilhas orientais, as alegorias morais das antigas civilizações tribais.

Contos folclóricos africanos reúne histórias coletadas por exploradores, governantes e missionários europeus, em sua maioria contadas diretamente pelos nativos. São narrativas transmitidas verbalmente, de geração em geração, por provavelmente centenas de anos. Os contos revelam o folclore, crenças e códigos de ética africanos. Curiosamente, essa mitologia pré-colonização encontra ecos em muitas outras ao redor do mundo.

Animais falantes, por exemplo, são um recurso narrativo comum em contos populares de diversas sociedades. Esse conceito é apresentado em muitas literaturas tradicionais, como nas Fábulas de Esopo, e em mitologias como a chinesa e a indiana.

Outra característica típica das lendas africanas é a repetição. Os mesmos incidentes ocorrem a diversos indivíduos, ou o mesmo indivíduo se vê preso em uma sucessão de situações similares. Uma variação na conduta do personagem impede a monotonia e revela sua fraqueza ou estupidez, artifício ou traição.

Em quase todos os contos animais e seres humanos convivem em relações sociais. Os narradores dessas histórias ilustram a crença de um povo a quem o impossível não constitui um obstáculo à fé ou à coragem; ao contrário, apenas aumenta o prazer da narrativa.

Contos

Edições (1)

ver mais
Contos Folclóricos Africanos

Similares

(6) ver mais
Toques de Griô
Contos Folclóricos Africanos Vol.2
Crônicas do Japão
Os Miseráveis

Resenhas para Contos Folclóricos Africanos (7)

ver mais
3 weeks, 3 days ago


Gostei? Gostei. Entendi? Não entendi. Mas é folklore né, é assim mesmo. Por isso que dou nota alta, não sou ninguém pra julgar um conto cultural de outro lugar só pq não entendi :) O conto que mais curti foi o último porque era o mais fofinho rs O da princesa com o cavalo e o leopardo também foi legal.... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.6 / 20
5
ranking 30
30%
4
ranking 25
25%
3
ranking 40
40%
2
ranking 0
0%
1
ranking 5
5%

26%

74%

Olga
cadastrou em:
08/01/2021 10:42:47
Lucas Felicio
editou em:
22/11/2021 00:42:30

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR