Contra a servidão voluntária

Contra a servidão voluntária Marilena Chaui


Compartilhe


Contra a servidão voluntária (Escritos de Marilena Chauí #1)





A influência e o reconhecimento de Marilena Chaui como uma das mais importantes intelectuais do país estão relacionados não somente aos seus escritos estritamente filosóficos, mas, sobretudo, à sua contribuição para o pensamento social e político brasileiro nas últimas décadas.

A coleção Escritos de Marilena Chaui, criada para facilitar o acesso aos textos publicados em diferentes veículos e oferecer aos leitores volumes que reúnem temas específicos abordados pela filósofa, traz compilações especiais de ensaios, artigos e intervenções – entre já publicados e inéditos, todos revistos pela autora.

Neste primeiro volume, Marilena acompanha a reflexão política do francês Étienne de La Boétie e enfrenta o desafio de compreender a paradoxal experiência humana de uma servidão voluntária, analisando seus meandros e suas implicações. Em oito textos que contemplam três décadas de intensa produção sobre o tema (de 1982 a 2013), Chaui mostra como a servidão voluntária está presente por toda parte: muitos vivem sob o domínio de um que se destaca de seus pares, ergue-se acima da sociedade e a sujeita, comandando-a, enquanto os outros servem, voluntariamente. Fecha o volume uma entrevista especialmente concedida para esta publicação. Nela a autora realiza um balanço da coletânea e de seu encontro com La Boétie.

Filosofia

Edições (2)

ver mais
Conformismo e Resistência
Contra a servidão voluntária

Similares

(23) ver mais
Contra a servidão voluntária
Introdução a História da Filosofia
A Escola e os Desafios Contemporâneos
Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro

Estatísticas

Desejam37
Trocam1
Avaliações 4.2 / 7
5
ranking 57
57%
4
ranking 14
14%
3
ranking 29
29%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

45%

55%

Bruno Oliveira
cadastrou em:
12/12/2013 13:07:15
Paula Fabiana
editou em:
08/09/2017 15:21:15