Conversa no Catedral

Conversa no Catedral Mario Vargas Llosa


Compartilhe


Conversa no Catedral





Lima, Peru, meados dos anos 1960: Santiago Zavala, jornalista e filho de uma família de classe média alta, e Ambrosio, antigo motorista de seu pai, se encontram num pequeno bar chamado Catedral. Enquanto bebem cervejas e relembram fragmentos de suas vidas e as de seus conhecidos, recompõem o panorama político peruano nos anos 1950, como um mosaico.

Publicado originalmente em 1969, Conversa no Catedral é um dos livros mais importantes do autor Prêmio Nobel de Literatura, além de uma das obras mais contundentes da ficção latinoamericana do século XX. Vargas Llosa narra uma história ambientada em um período de grande insatisfação política, em que os protagonistas da trama apresentam, cada um à sua maneira, ligações com a ditadura do general Manuel Odría (de 1948 a 1956).

Santiago “Zavalita” é filho de Fermín Zavala, rico empresário ligado ao ditador. Ele havia se distanciado da família por questões pessoais e políticas, chegando a integrar uma organização ligada ao Partido Comunista Peruano. Já o velho Ambrosio, após se envolver em um caso obscuro, foge, mas retorna a Lima. Ele trabalha em um canil, mas já não tem a mesma energia de antes.

A conversa entre Zavalita e Ambrosio revela aos poucos os dramas de suas vidas. Os conflitos, as paixões e as histórias centradas principalmente em don Fermín trazem à tona relatos de um período marcante. Aos poucos, o leitor tem diante de si não só um rico panorama histórico da América Latina – da busca da identidade de um país em meio à repressão e à corrupção desenfreada –, como também uma fascinante história de amor e morte, que liga os dois personagens de uma forma cada vez mais profunda.

Com a escrita minuciosa, Vargas Llosa observa os mais diversos segmentos da sociedade peruana. Segundo o autor, na apresentação da edição, nenhuma outra obra lhe deu tanto trabalho quanto esta. O resultado, entretanto, foi recompensador a ponto de o próprio escritor já ter declarado em diversas ocasiões que Conversa no Catedral é o único romance que salvaria do fogo, caso tivesse que tomar uma decisão tão radical.

Apesar do embasamento histórico, o livro não se resume a uma narrativa do gênero, aponta o escritor: “Queria mostrar uma sociedade vivendo sob a experiência de uma ditadura como a de Odría: não contar a história deste governo, mas apontar os efeitos que uma ditadura exerce sobre os âmbitos da vida: a família, a vida profissional, a política, a vida intelectual”, diz em entrevista ao programa peruano La Ventana Indiscreta.

Vargas Llosa viveu em diversas cidades ao redor do mundo, defendeu teses políticas contrastantes e foi militante ativo de diversas causas. No entanto, jamais deixou de relatar os acontecimentos que viveu no país natal. Para escrever Conversa no Catedral, ele diz ter buscado experiências de outras índoles, “como meus anos universitários, a militância em uma organização clandestina e minhas aventuras precoces enquanto jornalista”, conta.



Romance

Edições (7)

ver mais
Conversa no Catedral
Conversa na Catedral
Conversa na Catedral
Conversa n

Similares

(5) ver mais
Três Tristes Tigres
Retrato de uma Senhora
Ficções
Batismo de fogo

Resenhas para Conversa no Catedral (7)

ver mais
O Retrato da América Latina no Rabo de Um Cão
on 1/12/14


Se não fosse o cãozinho de Anita ser sequestrado pela carrocinha, Santiago Zavala não iria se dirigir ao canil municipal e não reveria seu antigo conhecido, ex-motorista de seu pai, o negro Ambrósio. Se não fosse esse cão, tão pequeno, os dois não se reuniriam na Catedral e não rememorariam todo o passado de suas vidas, do Peru, e da própria América Latina. Quantos cães são necessários para a América se encontrar? Com um estilo de vanguarda, digno representante do "Boom Latino-America... leia mais

Vídeos Conversa no Catedral (1)

ver mais
Conversa no Catedral de Mario Vargas Llosa

Conversa no Catedral de Mario Vargas Llosa


Estatísticas

Desejam190
Trocam2
Avaliações 4.4 / 248
5
ranking 59
59%
4
ranking 31
31%
3
ranking 8
8%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

46%

54%

Marcos
cadastrou em:
15/02/2013 00:24:10